Categorias
Memória

Carta à comunidade universitária

Reitor declara luto pela morte do estudante Diego Vieira Machado

Luto
A UFRJ está de luto. Estamos consternados com a morte de Diego Vieira Machado, nosso estudante do curso de Português-Hebraico, da Faculdade de Letras. Ele faria 31 anos no próximo mês, e saiu do Pará para estudar no Rio. Sua vida foi perdida tristemente para uma violência que não deverá passar impune. Recebemos a notícia no sábado à noite, e desde então trabalhamos para dar amparo à sua família e amigos. A cooperação de amigos de Diego também tem sido fundamental. O sepultamento ocorrerá em Belém, no Pará, onde moram seus familiares, e os procedimentos para o traslado do corpo estão sendo realizados pela Reitoria. 

Também estamos cooperando de todas as formas possíveis com as autoridades policiais para garantir que as investigações cheguem ao(s) responsável(is) pelo crime hediondo. Na manhã de hoje, fizemos contato com o secretário de Segurança do Estado do Rio em exercício, Roberto Sá, e também pediremos uma audiência com o secretário José Mariano Beltrame, objetivando celeridade nas investigações. A Cidade Universitária da UFRJ tem monitoramento por câmeras, e esperamos que as imagens cedidas contribuam para o trabalho da polícia. A reitoria está apurando informações sobre mensagem de ódio endereçada a estudantes com conteúdo LGBTfóbico e racista, e solicitará apoio da Polícia Federal para identificação dos autores.

Não podemos admitir que qualquer integrante da comunidade universitária sinta-se sob ameaça. Indignada e entristecida, como os rostos de todas e todos na UFRJ, a Reitoria declara, nesta segunda-feira, luto por três dias, e reafirma o seu empenho para que o rigor da lei seja aplicado ao caso. 

Roberto Leher
Reitor da UFRJ
Cidade Universitária, 4 de julho de 2016