Resposta da Reitoria à matéria do Boletim da AdUFRJ

Reitoria esclarece informações sobre alojamentos

A respeito da matéria “Metade da obra pelo dobro do preço”, publicada no Boletim da AdUFRJ, edição de 16 de junho de 2016, são necessários alguns esclarecimentos:

Quando assumimos a gestão, em julho passado, a reforma do Alojamento já estava em andamento. Portanto, a Reitoria atual não teve ingerência sobre a concepção total do projeto. Naquele momento, a obra seguia em ritmo reduzido, aguardando uma série de definições técnicas, orçamentárias e jurídicas. Tão logo iniciamos a administração, nos dedicamos a solucionar pendências e dar celeridade à reforma. O projeto precisava ser corrigido e, em relação ao orçamento, foram feitas repactuações contratualmente previstas com as respectivas correções de valores.

A UFRJ cumpre os termos do Decreto nº 7.689, de 2 de março de 2012. No que se refere à locação de imóveis, a lei afirma que é “vedada restrição a qualquer bairro ou região” na definição dos contratos. Desta forma, a Reitoria opta por não entregar os estudantes à lógica agressiva do mercado imobiliário, em especial ao ambiente de alta especulação do Rio de Janeiro. São exigidas garantias que seriam inexequíveis pelos bolsistas, mesmo que recebessem auxílio para custeio de aluguéis na cidade, já que os valores destes se encontram muito elevados.

Adotar módulos pré-fabricados para criação de vagas de moradia foi uma decisão consensual tomada no âmbito da Comissão de Assistência Estudantil, da qual participam representantes da Assembleia do Alojamento, Secretaria Nacional de Casas de Estudantes (Sence) e DCE. Além disso, as construções modulares são utilizadas em todo o mundo para diversas finalidades e possuem durabilidade superior a dez anos. Os apartamentos a serem entregues pela universidade serão dotados de conforto térmico e acústico, versatilidade no desenho e instalações hidráulicas e elétricas adequadas. Não são contêineres.

A capacidade total dos módulos será de 164 vagas, e não 160, divididas em 82 quartos. O uso dos apartamentos pré-fabricados se apresentou como melhor alternativa, diante da dramática indisponibilidade de vagas, sendo a solução capaz de atender com maior rapidez e melhor custo-benefício as demandas emergenciais dos estudantes.

Cordialmente,
Reitoria da UFRJ