Curso de pós-graduação para servidores da UFRJ na ESS

Inscrições para o curso de especialização em Políticas Públicas foram prorrogadas

A Escola de Serviço Social (ESS/UFRJ), com o apoio da Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) e da Pró-Reitoria de Extensão (PR-5), oferece a pós-graduação em Políticas Públicas e Instituições Federais de Ensino Superior. O curso é lato sensu e destinado a servidores da Universidade.

De acordo com o edital, o objetivo é qualificar o servidor para uma perspectiva ampliada de trabalho na administração pública, possibilitando ao profissional avaliar as propostas de gestão das atividades educacionais e da saúde derivadas de políticas públicas referentes às instituições. O curso também pretende contribuir com a formação do servidor, incorporando conhecimentos diversos, como o encaminhamento das políticas públicas nas últimas décadas e traços da formação social brasileira.

Estão disponíveis 50 vagas e o curso será ministrado uma vez por semana. Para concorrer, é necessário que o candidato seja técnico-administrativo em educação da UFRJ e exerça atividades nas áreas de gestão administrativa acadêmica, planejamento, execução, avaliação de projetos, auditoria interna, dentre outras que podem ser consultadas no edital. Ser funcionário ativo e possuir no mínimo três anos de experiência nas áreas citadas é um dos pré-requisitos, além de ter passado do estágio probatório e ser graduado em uma instituição reconhecida pelo MEC.

As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de julho e devem ser realizadas através do preenchimento e entrega dos formulários disponíveis no site (anexos I, II, III, IV e V). A listagem completa da documentação necessária para inscrição encontra-se no edital e deverá ser entregue na PR-5, 8º andar, sala 810, prédio da Reitoria.

O processo de seleção está dividido em duas etapas eliminatórias. A primeira consiste na comprovação da documentação; já a segunda, classificatória, leva em consideração o plano de estudos (anexo V), afinidade com os objetivos do curso e entrevista presencial em grupo. O resultado da segunda etapa estará disponível no dia 22 de julho e o candidato poderá entrar com recurso até 48 horas após a divulgação. O resultado final será divulgado no dia 28 de julho. As matrículas serão realizadas entre os dias 1º e 4 de agosto, na Sala de Conveniência da Escola de Serviço Social, no campus Praia Vermelha.

Texto atualizado em 1 de julho de 2016