Faculdade de Odontologia realiza 4º Mutirão da Saúde no Caju

Evento foi parte do projeto de extensão Consultórios Odontológicos Itinerantes

Nos dias 7 e 9 de junho, a Faculdade de Odontologia da UFRJ, em conjunto com o Hospital Escola São Francisco de Assis (Hesfa), a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação, realizou o 4º Mutirão da Saúde no Ciep Municipal Henfil, no bairro do Caju.

O mutirão é parte do projeto de extensão Consultórios Odontológicos Itinerantes do Programa Saúde na Escola. A Faculdade de Odontologia realiza mutirões nessa escola desde 2014, atendendo em média 250 crianças por dia, como estratégia de atenção à saúde bucal com multidisciplinaridade e cidadania.

Foram realizados exames, diagnósticos e tratamentos de cáries dentárias, escovações e aplicações de flúor nos estudantes. Além de ações educacionais de prevenção e promoção da saúde bucal que abordaram temas como higiene corporal e oral, exercícios físicos e a alimentação saudável, importância da qualidade da água potável e o papel da amamentação para o desenvolvimento da cavidade oral.

As crianças também tiveram acesso a um treinamento de higiene oral com informações sobre diversos problemas bucais que podem ser prevenidos e controlados.