Categorias
Memória

Museu Nacional comemora 198 anos

O maior e mais antigo museu de História Natural e Antropologia do Brasil promove o seminário Museu 198 Anos: experiências em campo

Em comemoração aos 198 anos de sua criação, o Museu Nacional promove no dia 6 de junho, a partir das 9h30, o seminário Museu 198 anos: experiências em campo. O evento é uma oportunidade para se conhecer um pouco das pesquisas e trabalhos de campo realizados pela equipe da instituição.

A abertura do seminário será marcada pela apresentação da edição fac-símile do infólio “Trabalho da Princesa Isabel do Brasil”. O volume, doado pelo Museu Nacional de História Natural de Paris, contém reproduções das plantas coletadas pela princesa na companhia do botânico francês Auguste Glaziou, em 1872, na região de Itatiaia, Rio de Janeiro.

O seminário Museu 198 anos: experiências em campo será realizado no auditório Roquette Pinto, no Palácio do Museu Nacional, Quinta da Boa Vista, Bairro Imperial de São Cristóvão. Entrada gratuita.

 

PROGRAMAÇÃO

9h30 – Abertura e entrega do infólio da princesa Isabel (com reproduções das exsicatas de plantas coletadas pela princesa no Parque de Itatiaia), com apresentação da professora Luci de Senna Valle, do Departamento de Botânica, e de Leandra Oliveira, chefe da Biblioteca do Museu.

10h10 – Limites da Autoridade das Ciências (modernas) e de Outros Saberes Locais, com Ivan da Costa Marques (professor de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, HCTE/UFRJ).

10h40 – Expedições do Museu Nacional: o rio Paru na visão do naturalista José Cândido de Melo Carvalho, com Sergio Vaz.

11h10 – Coleção Caster: o retorno de um patrimônio brasileiro, com Sandro Marcelo Scheffler.

11h40 – Desafios e Oportunidades de Pesquisa em Regiões Cársticas do Brasil Central,  com  Leandro Salles.

14h – O Meteorito de Santa Catarina, com  Maria Elizabeth Zucolotto.

14h30 – Em Busca das Galhas de Insetos do Parque Nacional do Itatiaia, com Valéria Cid Maia.

15h – Do Mar ao Museu: estratégias para pesquisa, ensino e extensão,  com Fernando Coreixas de Moraes.

15h30 – O Trabalho de Campo como Estratégia de Aproximação entre Professores do Ensino Fundamental e a Pesquisa em Geociências, com Flavia Requeijo e Sheila Villas Boas.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Museu Nacional / Antonio Carlos Moreira