"> ">
Categorias
Memória

Vencedor do Prêmio Turing profere palestra na Coppe

John Hopcroft estará no auditório da Coppe às 15h, no dia 3 de maio, abordando o tema “Entrando na Era da Informação”

John Hopcroft, professor da Universidade de Cornell (Estados Unidos) e vencedor do prêmio ACM A.M. Turing Award (o “Nobel” da Computação), visitará a Coppe/UFRJ na terça-feira, 3 de maio. Hopcroft vai proferir a palestra “Entrando na Era da Informação”, às 15h, no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT 2). O professor abordará as mudanças requeridas na formação acadêmica para o sucesso profissional na Era da Informação e dará exemplos da matemática necessária para o acesso a bons empregos no mercado de trabalho do futuro. 

Antes da palestra, Hopcroft será recebido pela diretoria da Coppe e pelos professores do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (Pesc) para visitar a exposição “Exploradores do Conhecimento”, no Espaço Coppe Miguel de Simoni, e conhecer o trem de levitação magnética, o Maglev-Cobra. Em seguida, o grupo irá deliberar a respeito do estabelecimento de um convênio acadêmico entre a UFRJ e a Universidade de Cornell. Após a palestra, Hopcroft irá participar ainda de um painel com professores e alunos do Pesc sobre excelência acadêmica na pesquisa e na pós-graduação em Computação. 

Professor de Engenharia e Matemática Aplicada, Hopcroft foi contemplado, em 1986, com o ACM A.M. Turing Award, chamado de “Nobel” da Computação, por ser a mais importante premiação nesta área do conhecimento. O professor Hopcroft é ainda membro da Academia Nacional de Ciências (NAS, na sigla em inglês), da Academia Nacional de Engenharia (NAE) e da Academia Americana de Artes e Ciências (AAAS).

Fonte: Assessoria de Comunicação da Coppe