Nota sobre pagamentos à Light

Reitoria esclarece fatos sobre pagamento de faturas à concessionária.

A Light é uma empresa que presta serviços de interesse público, atendendo a órgãos municipais, estaduais e federais de alta relevância social, nos termos da Constituição. Foi com surpresa e indignação que a Reitoria da UFRJ recebeu a informação que equipes da concessionária, em vários pontos da cidade do Rio de Janeiro, operaram para suspender o fornecimento de energia para unidades acadêmicas da universidade. Foram atingidos, nessa ação, a Escola de Música, o Observatório do Valongo e unidades no campus da Praia Vermelha, como a Casa da Ciência e a Editora da UFRJ.

Esse procedimento ocorreu logo após a universidade ter saldado uma das faturas em atraso, na última sexta-feira, 15 de abril, conforme compromisso firmado junto à empresa na semana passada.

A Light possui um contrato com a UFRJ extremamente vantajoso para a empresa, visto que não nos beneficiamos com tarifas mais justas, a despeito de sermos um grande consumidor. Vale registrar que, em 2016, a Reitoria tem logrado inegáveis êxitos no pagamento de faturas em atraso, totalizando cerca de R$ 15 milhões.

Apesar da atitude intempestiva da empresa, a Reitoria segue negociando com a Light, responsável pelo abastecimento de energia na cidade do Rio de Janeiro, o pagamento de faturas em atraso.

Conforme amplamente divulgado pela Reitoria, em especial durante audiência pública sobre o orçamento da UFRJ em dezembro passado, diversos fatores levaram a universidade a atrasar os pagamentos, como o contingenciamento no orçamento de 2014 e os cortes nos recursos de custeio e investimentos no ano de 2015.

O aumento da tarifa de energia em 2015 (alta de 49% entre janeiro e outubro, segundo o IPCA) também teve forte impacto nas contas da universidade, praticamente dobrando o valor das contas de energia, apesar de o consumo ter se mantido praticamente o mesmo em comparação com o ano anterior, e sem que houvesse a suplementação orçamentária decorrente desse tarifaço.

Nesta segunda-feira, 18 de abril, a Reitoria busca um entendimento junto à Light, para garantir que as atividades acadêmicas e administrativas da universidade não sejam prejudicadas por uma questão financeira. No mesmo sentido, solicitamos recursos emergenciais junto ao Ministério da Educação.

Reitoria da UFRJ

Cidade Universitária, 18 de abril de 2016