Categorias
Memória

O ISO do Instituto de Química

Encontro será realizado no dia 15 de abril

No dia 15 de abril, das 9 às 15h, o Instituto de Química (IQ) realizará o I International Student Office (ISO-2016). Este encontro, que se realizará na sala 601 do IQ (bl.A do CT/UFRJ), tem por objetivo apresentar, aos estudantes da graduação e da pós-graduação, os acordos acadêmicos internacionais da UFRJ, bem como os relatos dos nossos bolsistas que já estagiaram em vários países e agora retornaram, e dos alunos estrangeiros que, atualmente, estudam no IQ. 

De acordo com a gestora do Instituto junto à direção de Relações Internacionais da UFRJ, Nadia Comerlato, a ideia do ISO é reproduzir uma experiência bastante positiva existente em algumas universidades estrangeiras (norte-americanas, europeias, etc.), nas quais o aluno de fora, ao chegar para cumprir o seu período de estudo, usufrui também de informações locais (sobre a cultura do país que o recebe, sobre a cidade onde 
permanecerá, sobre o campus universitário onde estudará, etc.). Ela reconhece a importância deste conhecimento para ajudá-lo a cumprir aqueles estritamente acadêmicos a serem produzidos durante a vigência da bolsa. 

Nadia Comerlato citou, como um exemplo já criado, o Guia para o Aluno Estrangeiro, nas versões em inglês, espanhol e português (https://www.iq.ufrj.br/arquivos/2016/03/International-Student-Guide_ptbr-2016.pdf), para 
orientar e dar suporte aos recém-chegados ao Instituto na obtenção do seu Registro Nacional de Estrangeiro, do seu CPF e de como criar uma conta bancária. Futuramente, este guia incluirá também informações sobre a vida no campus da Cidade Universitária, locais onde fazer as refeições e a vida cultural da cidade do Rio de Janeiro.

Atualmente, o IQ possui quatro alunos de graduação (curso de Química com Atribuições Tecnológicas) estagiando no Canadá, na Irlanda, Inglaterra e Holanda, experiência que valerá créditos para o estágio obrigatório exigido em sua formação. 

Na pós-graduação, são, aproximadamente, quatro alunos: Nuno Miguel Rocha Batalha, cumprindo estágio pós-doutoral no Laboratório de Catálise e Energia Sustentável (DQI), Joana Filipa R. Pinto (doutorado) e Filipa Paulo Franco (mestrado), todos portugueses, sob a orientação do professor Marcelo M. Pereira. Com a professora Sabrina Baptista Ferreira, no Laboratório de Síntese Orgânica e Prospecção Biológica (DQO), está Pone Kamdem Boniface, da República dos Camarões. 

O Instituto também recebeu alunos oriundos da Costa do Marfim, Síria, Venezuela, Colômbia, Cuba e Irã. Alguns deles estarão relatando suas experiências neste encontro do próximo dia 15.

Fonte: Instituto de Química / Christina Miguez