Lançamento do curso Laboratório de Engenharia de Software

Curso é resultado de parceria entre Coppe e EBA

Começou, no dia 6 de abril, o curso Laboratório de Engenharia de Software (código do Siga COS 606) realizado em uma parceria entre o Laboratório de Realidade Virtual da Coppe (Lab3D) e a Escola de Belas Artes (EBA) da UFRJ. Ministrado pelas professoras Cláudia Werner, Claudia Susie Rodrigues (Lab3D) e Michelle Sales (EBA), o objetivo do curso é criar um ambiente interdisciplinar de cocriação, unindo em uma mesma sala alunos de Computação e de Artes. Ao final, eles terão que entregar um projeto prático que será feito em grupo. Os times precisam contar com pelo menos um aluno de cada curso. A ideia é simular um ambiente profissional real, no qual os programadores e designers trabalhem juntos.

É a primeira vez que esse curso será oferecido para os alunos da EBA, mas os de Computação já tiveram a oportunidade de fazer o laboratório em 2014. “A nossa vontade é que os alunos desenvolvam aplicativos voltados para a área da Educação, mas não é nenhuma imposição. Tivemos aplicativos nas áreas de serviços e saúde também. Tinha um para ajudar os clientes de um restaurante a escolher os pratos. Na área da saúde, o aplicativo criado fazia o monitoramento de pacientes com diabetes. Um dos aplicativos gerou até artigo em revista científica que foi apresentado no Fórum de Educação em Engenharia de Software. O programa é na área da Educação relacionada ao ensino de técnicas de desenvolvimento de software ágil”, conta a professora Claudia Werner, coordenadora do Lab3D e diretora acadêmica da Coppe.

“A minha grande expectativa com relação ao curso é encantar os alunos para essa área, que é fascinante. Estamos ansiosos para ver ideias geniais que solucionem os problemas da vida real. A Realidade Virtual é o futuro da tecnologia. É uma linguagem muito mais intuitiva e que pode ajudar pessoas idosas ou que tenham alguma deficiência. Por ser bem mais simples, é uma interface muito mais democrática”, revela uma das professoras do curso, Claudia Susie Rodrigues.

Os alunos de Computação entrevistados pelas professoras afirmam que também estão ansiosos com relação ao curso e que será ótimo trabalhar em parceria com a Escola de Belas Artes, já que eles terão contato com o olhar artístico do design, das interfaces, mais próximo da visão do usuário. Segundo Rodrigues, muitas vezes, só a tecnologia não é tão atraente, mas quando se acrescenta a arte “todo mundo se interessa”.

“Ao se trabalhar com Educação, o mais difícil é empolgar os alunos. Mas quando  se sentem acolhidos e você está ali dando suporte, cobrando também, eles se esforçam e entregam projetos finais incríveis. Nós ficamos muito surpresas na última vez em que realizamos esse laboratório. Agora, contando também com alunos da EBA, a expectativa é ainda maior.”

A disciplina faz parte do projeto “Ações Transensoriais: diálogos entre arte, ciência e tecnologia”, contemplado no ano passado no edital da Faperj: “Apoio às Instituições de Ensino e Pesquisa Sediadas no RJ”.

Laboratório de Realidade Virtual − Lab 3D − Coppe/UFRJ
Site: lab3d.coppe.ufrj.br
Início da disciplina “Laboratório de Engenharia de Software”
Data: 06/04/2016