Descubra e Divirta-se na Casa da Ciência

A mostra tem experimentos de ótica, mecânica, eletromagnetismo

A exposição Descubra e Divirta-se está de volta no aniversário de 21 anos da Casa da Ciência. De 7 de abril a 18 de dezembro de 2016, quem já conhece vai matar a saudade e quem visitar pela primeira vez vai aproveitar a exposição de maior sucesso de público do local. A mostra tem experimentos de ótica, mecânica, eletromagnetismo e é uma oportunidade para estudantes e professores da educação infantil, dos ensinos fundamental, médio e universitário, além de todos os interessados em ampliar seus conhecimentos científicos.

De forma divertida e instigante, é possível saber como os aviões se sustentam no ar, de que maneira se formam as bolhas de sabão ou quais mecanismos atuam para que elevadores e guindastes sejam capazes de levantar pesos extremos. Controlar os movimentos de uma bola sem tocar nela, congelar a própria sombra, flutuar em espelhos, sentar-se em um banco de pregos e “brigar” com uma mala que tem vontade própria estimulam a curiosidade e a descoberta de fenômenos da física presentes em nosso cotidiano.

Parceiros de outras instituições de ciência e cultura são convidados especiais da programação paralela, com oficinas, debates, vídeos, teatro infantil e atividades especialmente desenvolvidas para professores. Para participar, basta pegar as senhas distribuídas no local 30 minutos antes de cada evento. Oficinas para professores têm inscrições antecipadas, e escolas e grupos devem agendar visitas por telefone ou email. A entrada é franca.

Aniversário
A Casa da Ciência convida todos a comemorar seus 21 anos e participar da construção de sua memória, compartilhando lembranças das visitas com fotos, depoimentos ou vídeos pelas redes sociais ou por email: memoria@casadaciencia.ufrj.br. Use as hashtags: #descubraedivirtase  #nossahistóriaévocê  #éfestanacasadaciência21anos e  #partiuexposição.

Programação das Atividades Paralelas
Primeiro sábado e domingo de cada mês, às 11h e 16h:
Descubra e Divirta-se Reciclando: Casa da Ciência

Último domingo de cada mês, às 16h
24/04 – Catavento: Projeto Portinari
29/05 – Caleidoscópio: Casa da Descoberta
26/06 – Brincando com a ciência: Mast
31/07 – Descobrindo o arco-íris: Museu da Vida
28/08 – Luz, câmera, anima e ação: Museu Ciência e Vida
25/09 – Robótica: Espaço Ciência de Paracambi
30/10 – Circuitos elétricos em papel: Ladif
27/11 – Submarino de Sonrisal: Sesc Ciência

Mostra Verciência física pra quê?
Sessões de vídeos temáticos seguidas de debates com mediação dos curadores Sergio Brandão e José Renato Monteiro, às 19h:
02/06 – E assim se passaram 10 anos
07/07 – Robótica
04/08 – Energia
01/09 – Fotônica
06/10 – Magnetismo
03/11 – Nanotecnologia
01/12 – Astrofísica

E fez-se a luz! – Teatro infantil  (4 a 9 anos)
12, 13, 19 e 20/11, às 16h

Oficinas para professores
Márcia Pereira/Ufes − 10h