Categorias
Memória

Xapiri: espíritos yanomamis capturados na tela

Em abril, o Ciência em Foco apresenta Xapiri, filme experimental produzido durante os dois encontros de xamãs na aldeia de Watoriki, Roraima

Em abril, o Ciência em Foco apresenta Xapiri, filme experimental produzido durante os dois encontros de xamãs na aldeia de Watoriki, Roraima, em março de 2011 e abril de 2012. Seus autores, Leandro Lima, Gisela Mota, Laymert Garcia dos Santos, Stella Senra e Bruce Albert, realizaram a filmagem a partir do propósito do líder xamã Davi Kopenawa de promover um encontro de xamãs de todo território yanomami no Brasil. A ideia era fortalecer a preservação e a continuidade da cultura tradicional desse povo indígena. A exibição do filme será acompanhada da palestra “O xamanismo na era de sua reprodutibilidade técnica”, com Pedro Ferreira, doutor em Ciências Sociais, professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Unicamp.
 
Segundo Ferreira, ”xamãs indígenas são, na formulação do famoso historiador romeno das religiões  Mircea Eliade, ‘técnicos do êxtase’. Assim, é compreensível que xamãs indígenas reconheçam seus próprios poderes e habilidades quando diante de máquinas e tecnologias trazidas por brancos para suas comunidades“. Porém, o professor da Unicamp indaga: os xamãs podem ser técnicos e as máquinas, xamânicas? E o que isso nos ensina não apenas sobre o xamanismo, mas principalmente sobre nossas próprias máquinas e tecnologias?
 
O público do Ciência em Foco, ao assistir a Xapiri (termo yanomami para designar tanto os xamãs, os homens-espírito – xapiri thëpë –, quanto os espíritos auxiliares – xapiri pë), terá a oportunidade de conhecer o modo como os xamãs incorporam os espíritos e como seus corpos e vozes se transformam. Não se trata, portanto, de explicar o xamanismo, mas torná-lo visível e sensível a públicos de culturas diferentes.
 
O Ciência em Foco acontece sempre no primeiro sábado de cada mês, às 16 horas. A entrada é franca.

SERVIÇO
Cineclube Ciência em Foco: http://cineclubecienciaemfoco.blogspot.com
Filme: Xapiri (Brasil, 2012), de Leandro Lima, Gisela Mota, Laymert Garcia dos Santos, Stella Senra e Bruce Albert
Duração: 54 min.
Faixa etária: 16 anos
Data: 02/04/2016 – 16h
Palestra: “O xamanismo na era de sua reprodutibilidade técnica”, com o professor Pedro Ferreira, doutor em Ciências Sociais, professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Unicamp.
Local: Casa da Ciência da UFRJ (rua Lauro Müller, 3 – Botafogo)