Reitoria recebe aluna vencedora da Nuclear Olympiad

A aluna Alice Cunha da Silva foi recebida pelo pró-reitor de Graduação, Eduardo Serra, para uma homenagem pelo resultado como primeira colocada na Nuclear Olympiad,  organizada pela World Nuclear University (WNU) e pela Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea). O encontro ocorreu no dia 10 de dezembro, no gabinete do pró-reitor.

Participaram da reunião, além de Eduardo Serra, os professores Elaine Vazquez, vice-diretora da Escola Politécnica, José Antônio Medeiros, chefe do departamento de Engenharia Nuclear, Roberto Corrêa, diretor adjunto de Desenvolvimento e Extensão da Escola Politécnica, e Vera Nunes, superintendente de Graduação.

Alice Cunha tem 25 anos e é aluna de graduação de Engenharia Nuclear da Escola Politécnica da UFRJ. Para ela, participar da olimpíada foi importante para aprofundar o conhecimento em uma área que não pesquisava.

“Poder estar ali na Agência Internacional de Energia Atômica, lugar onde aconteceu a final, foi bom para conhecer todos os projetos que eles desenvolvem e as suas diferentes aplicações, das quais eu não tinha conhecimento. E também como isso pode nos ajudar a desenvolver projetos aqui que tenham relação com o que fazem lá”, disse Alice.

Para Eduardo Serra, a participação e os resultados de Alice na olimpíada têm um significado especial, ainda mais por tratar-se de um curso de graduação novo na universidade. “É um curso que atende a demanda real da sociedade brasileira, que é a geração de energia e a busca por fontes alternativas”, comentou o pró-reitor. “O sucesso da Alice é o sucesso da UFRJ e mostra a alta qualidade dos cursos e a dedicação dos alunos da universidade”, comemorou.

Participação na olimpíada

Alice escreveu uma dissertação sobre a produção de radioisótopos, que foi apresentada a uma banca de jurados e alcançou a maior pontuação entre seus concorrentes. A final da competição e apresentação da dissertação ocorreram  no dia 17 de setembro, na cidade de Viena, na Áustria.

Para conquistar o primeiro lugar, a aluna teve de publicar um vídeo em seu perfil no YouTube falando sobre uma forma diferente de usar a tecnologia nuclear – além da geração de energia ou combustível –, com o tema Nuclear Saves Lives, cujos acessos e curtidas renderam pontos na competição.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Escola Politécnica