Nota sobre o funcionamento do HUCFF

Reitoria informa sobre ações no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho

A Reitoria da UFRJ está acompanhando de perto a situação do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). Os atrasos no repasse dos recursos do Fundo Nacional de Saúde causam graves problemas para o funcionamento da unidade, comprometendo a aquisição de insumos e serviços de pessoal. Todos os canais institucionais estão sendo acionados, objetivando a regularização dos repasses retidos. Em virtude do subfinanciamento para o hospital, a Administração Central da UFRJ vem contribuindo sistematicamente com o pagamento de pessoal especializado e da manutenção de limpeza, água e energia elétrica, entre outros serviços.

Uma das prioridades é a reposição de pessoal. Entre 2013 e 2015, 193 novos servidores foram empossados no HUCFF através de concurso público, entre eles 26 médicos intensivistas, 37 enfermeiros para atendimento geral e 38 técnicos em enfermagem, entre outros cargos de grande importância para a manutenção do hospital. O planejamento da reposição é permanente, pois ainda faltam muitos profissionais, e conta com a participação da direção da unidade. Entre 2013 e 2015, o HUCFF teve 236 vacâncias de cargos, por aposentadoria, morte ou exoneração em seu quadro de pessoal

Nesse cenário, os recentes esforços empreendidos pela Reitoria passam pelo diálogo ininterrupto com o MEC e Ministério da Saúde, e articulação com os parlamentares da bancada do Rio, que destinaram emendas ao Complexo Hospitalar da UFRJ para 2016, alcançando valores inéditos decorrentes dessa iniciativa.

Atualmente, a Reitoria estuda estratégias para repactuar a contratualização com o SUS para melhorar as receitas dos hospitais da universidade, e se debruça sobre um estudo analítico do quadro de pessoal na área de saúde. Temos o compromisso de recuperar as condições de funcionamento pleno do HUCFF no tempo mais breve possível, atuando junto à direção do hospital e garantindo suas atividades de referência no ensino, pesquisa, extensão e assistência à população do Rio de Janeiro.

Reitoria da UFRJ

Informações atualizadas em 12 de abril de 2016