Categorias
Memória

Ciência em Foco: Imagem e memória no labirinto das paixões

Um diálogo inovador e poético entre imagem e memória

Um diálogo inovador e poético entre imagem e memória é destaque do Ciência em Foco de dezembro. No dia 5, será apresentado  o filme Hiroshima Mon Amour, de Alain Resnais, seguido da palestra “Os labirintos da memória, a sedução do instante e a fenomenologia da imaginação”, com a filósofa e professora da Uerj, Marly Bulcão.

Considerado um clássico do cinema francês, o filme faz uso inovador, em 1959, de flashbacks como artifício cinematográfico na elaboração das lembranças da personagem interpretada por  Emmanuelle Riva, que contracena com o ator japonês Eiji Okada, no papel de arquiteto. Ela é uma atriz que está em Hiroshima, rodando um filme sobre a paz. O drama se desenvolve a partir de um envolvimento amoroso dos dois, ambos casados, e mescla-se ao conflito psicológico vivido por Emanuelle, ao evocar recordações de antiga paixão por um soldado alemão no tempo da ocupação nazista da França.

Em meio a essa trama, a professora Marly Bulcão indaga: “Qual a relação entre o significado estético das imagens com o tempo, a memória e o esquecimento?”. Passados mais de 70 anos da tragédia em Hiroshima, seus ecos reverberam através das imagens singulares de Alain Resnais. Segundo a filósofa, essas imagens “envolvem o espectador em uma dinâmica que evoca as noções de imagem e de imaginação, como as elaboradas pelo filósofo Gaston Bachelard”.

Indicada ao Oscar em 1961, na categoria de melhor roteiro original, e levando a assinatura da escritora Marguerite Duras, essa produção franco-japonesa foi o primeiro longa-metragem de Alain Resnais e se insere  na “Nouvelle Vague” (Nova Onda),  movimento artístico do cinema francês que se incorpora às mobilizações contestatórias próprias dos anos sessenta.

O Ciência em Foco acontece sempre no primeiro sábado de cada mês e a entrada é franca.
 

SERVIÇO:
Cineclube Ciência em Foco – http://cineclubecienciaemfoco.blogspot.com
Filme: Hiroshima Mon Amour (França/Japão 1959), de Alain Resnais
Duração: 90 min
Faixa etária: 16 anos
05/12/2015 – 16h
 
Palestra: Os labirintos da memória, a sedução do instante e a fenomenologia da imaginação com Marly Bulcão, doutora em Filosofia pela UFRJ, com pós-doutorado no Centre Gaston Bachelard da Université de Bourgogne, Dijon, França. Professora da Uerj e pesquisadora emérita da Faperj. 

Entrada Franca
Local: Casa da Ciência da UFRJ. Rua Lauro Müller, 3 – Botafogo.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Casa da Ciência / Fernando Pedro