Brasileiras recebem prêmio em Portugal por projeto sustentável

Na edição 2015 do Prêmio Inovação Valorpneu – Inov’15, um projeto brasileiro recebeu menção honrosa. O trabalho apresentado foi “Aplicação de pneus inservíveis em cerâmica vermelha, tijolos, para construção de casas populares com foco no desenvolvimento sustentável”, apresentado por  Maria Beatriz Perrone Kaznar, estudante de Engenharia Química da UFRJ, e Danielle Gonçalves Mothé, estudante de Engenharia Civil da Uerj, orientadas pelas professoras Cheila Mothé e Michelle Gonçalves, da Escola de Química da UFRJ.

A preocupação ambiental das envolvidas foi o fator principal no desenvolvimento do projeto. Elas apresentaram uma alternativa sustentável e inovadora que contribuirá na redução do descarte inadequado de pneus e também na redução dos custos na construção de casas populares. O projeto atende, portanto, não só a demanda ambiental como também a econômica, além de ajudar na construção de mais moradias aos menos favorecidos. No Brasil, entre 2002 e 2014, cerca de 2,3 milhões de toneladas de pneus foram descartados de forma incorreta e, por ser um produto cuja degradação é de tempo indeterminado, tornou-se uma grande preocupação mundial.

De acordo com a professora Cheila Mothé, o trabalho estava sendo desenvolvido há três anos e, quando surgiu a oportunidade de participar do prêmio Inov’15, a pesquisa já se encontrava em estágio avançado. “É a primeira vez que um trabalho brasileiro é premiado”, orgulha-se a orientadora. “Nós estamos muito contentes porque fomos apresentar este trabalho em Portugal e por ficarmos com o segundo lugar”. Foram premiados três trabalhos, um brasileiro e dois portugueses. “É muita alegria!”, completou a professora.

O projeto vencedor foi  “Garrafeira modular em compósito de pneu reciclado (de matriz termoplástica)”, de Cyril dos Santos, orientado pelo engenheiro Gonçalo Mateus e pelo professor Artur Mateus, do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal). Além das brasileiras, também foi premiado com menção honrosa o projeto “Aplicabilidade da incorporação de fibras resultantes da reciclagem de pneus em matriz de gesso”, de Raphael Bruno e Sandra Magalhães Pacheco, orientados pelos professores Leonel Ramos e Ana Cristina Neves, da Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal).

Sobre a Valorpneu e o Prêmio Inovação

A Valorpneu é uma sociedade sem fins lucrativos que busca organizar e gerir o sistema de recolha e destino final de pneus usados em Portugal. O Prêmio Inovação Valorpneu 2015 tem como objetivo principal premiar soluções inovadoras para a gestão e destino sustentável dos pneus usados. Pretende, ainda, incentivar e dar visibilidade ao trabalho de investigação realizado em estabelecimentos de ensino superior e em outras entidades do sistema científico nacional dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).