De 9 a 13 de novembro, acontece a 6ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.

">De 9 a 13 de novembro, acontece a 6ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.

6ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ

De 9 a 13 de novembro, acontece a 6ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.

De 9 a 13 de novembro, acontece a 6ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. Como nos anos anteriores, o evento reúne a 37ª Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (Jictac − 2015), o 12º Congresso de Extensão da UFRJ, a 7ª Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ – Macaé e o 3º Simpósio de Pesquisa e Extensão da UFRJ – Xerém.

A Jictac tem como objetivo assegurar o espaço para a exposição e a discussão de trabalhos acadêmicos desenvolvidos na UFRJ, proporcionando a troca de experiências entre os alunos de graduação envolvidos em atividades de pesquisa, alunos de pós-graduação, professores e pesquisadores.

A apresentação de trabalhos na jornada é aberta aos alunos de graduação, bolsistas ou não, envolvidos em atividades de pesquisa na universidade. Para os alunos bolsistas Pibic−UFRJ e  Pibic−CNPq é obrigatória a apresentação de pelo menos um trabalho em que sejam os autores principais.

Para consultar a programação, basta pesquisar pelo nome do autor ou do orientador da pesquisa.

Congresso de Extensão discutirá interação com Educação Básica

No 12º Congresso de Extensão da UFRJ, a ideia é estabelecer uma reflexão sobre a área e sua contribuição para a formação cidadã dos estudantes de graduação, promovendo a articulação interna de atividades. Durante o evento, são apresentados resultados dos programas e projetos de extensão da UFRJ concluídos ou em andamento entre 2014 e 2015.

De acordo com Maria Malta, pró-reitora de Extensão, mesas-redondas irão discutir os diálogos necessários com a Educação Básica para pensar um processo de formação dos professores. Uma mesa com o reitor Roberto Leher irá explorar a relação entre ensino, pesquisa e extensão, refletindo sobre produções acadêmicas na universidade brasileira e de ensino público.

Confira a programação aqui.

Em Macaé, a 7ª Jornada de Pesquisa e Extensão será realizada entre 30 de novembro e 4 de dezembro. Confira a programação.

Em Xerém, as atividades têm destaque para as áreas de nanotecnologia, biotecnologia, bioquímica, fisiologia, entre outras, e serão apresentadas entre 9 e 13 de novembro. Confira em a programação.