Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFRJ começa nesta segunda-feira

Evento tem a missão de aproximar o conhecimento científico da sociedade, em especial das crianças e dos jovens. Serão realizadas mais de cem atividades, entre os dias 20 e 23 de outubro.

Por Natalia Sales

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento que tem a missão de aproximar o conhecimento científico da sociedade, em especial das crianças e dos jovens, a temas e atividades de ciência e tecnologia, acontece na UFRJ entre os dias 20 e 23 de outubro.

No dia 19, às 14h, será a abertura do evento, que contará com a participação do reitor Roberto Leher e terá o debate “Ciência, Tecnologia e Sociedade: o papel da Extensão Universitária”, no Auditório Samira Mesquita, no prédio da Reitoria.

A programação tem um total de 127 atividades, que envolvem exposições; oficinas interativas e interdisciplinares; jogos didáticos; exibição de vídeos; espetáculos artísticos de dança, música, teatro; visitas mediadas ao Espaço Coppe Miguel de Simoni, Museu da Geodiversidade, Laboratório de Modelagem/Análise e Desenvolvimento de Sistemas em Computação e Comunicação (LAND) e ao Laboratório de Aplicações de Supercondutores (LASUP).

Confira a programação completa aqui.

Um dos princípios norteadores desta iniciativa consistiu no conceito de que a popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação deve ser compreendida como política de Estado, pois a crescente influência dessas áreas nas diferentes dimensões do mundo contemporâneo torna cada vez mais indispensável o entendimento das questões científico-tecnológicas para o efetivo exercício da cidadania.

A UFRJ participa da SNCT desde a sua criação e tradicionalmente elabora um subtema de forma coletiva, que neste ano é motivado pelo tema “Big Bang: Luz, Energia e Vida”. A finalidade deste subtema é de estabelecer conexões e criar uma identidade dialógica entre ciência, tecnologia, sociedade, saúde, esporte, cultura, arte com o tripé luz-energia-vida, na perspectiva da pavimentação de percursos transversais de conhecimentos que transcende as suas fronteiras.

As instituições de ensino interessadas em trazer seus alunos devem realizar o agendamento de sua escola através dos telefones: (21) 3938-9691/ 3938-9698 ou pelo e-mail: cultura@pr5.ufrj.br. A entrada é gratuita e qualquer pessoa pode participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFRJ. Para visitas individuais, não é preciso fazer inscrição.