Dia do Professor: data para celebrar a produção de conhecimento e lutar pela universidade pública

Na carta em homenagem aos professores, o reitor Roberto Leher destaca a contribuição do trabalho docente para o futuro do país

O engajamento na vida social do país é uma das características mais marcantes do trabalho de professoras e professores da UFRJ de ontem e de hoje. Longe de ser um sacerdócio ou um grupo diferenciado e isolado dos problemas dos povos, os professores, por meio de suas pesquisas e do conhecimento produzido e compartilhado nas salas de aula e laboratórios, expressam de modo radical esse compromisso com projetos críticos e transformadores.

O trabalho docente na universidade é um labor muito particular. Os professores são necessariamente apaixonados pela ciência, cultura e arte e, de forma mais marcante, por seu objeto de estudo. Isso exige extraordinária disciplina de trabalho, pois é uma produção sistemática de conhecimento.

O professor precisa saber para compreender os problemas dos povos, as questões teóricas e, sobretudo, sentir e estar apaixonado pela docência, por compartilhar dialogicamente o conhecimento com seus estudantes e com a sociedade.

A comemoração do Dia dos Professores deve ser também a celebração do desejo de uma sociedade livre de exploração, expropriações e opressões. O fazer docente requer solidariedade, criatividade e determinação.

Neste ano, duros cortes no orçamento das universidades têm produzido condições adversas em nosso dia a dia. São recursos que, contingenciados no âmbito do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, comprometem atividades básicas de manutenção, ensino, extensão, e pesquisas de grande relevância para o país.

Em cada sala de aula, departamento e unidade hospitalar, os professores demonstram que resistirão com firmeza à desestruturação do patrimônio público arduamente conquistado.

No Brasil, o trabalho docente requer luta permanente por infraestrutura em laboratórios, grupos de pesquisa, coletivos de arte e cultura. Nossos professores têm manifestado coragem, disposição coletiva de defesa da educação pública e vinculação com o porvir da nação. Essa paixão é estruturante de sua vida laboral e merece o reconhecimento de todos nós, comunidade universitária e sociedade. Parabéns a todos os nossos docentes! Lutemos! Celebremos!

Roberto Leher
Reitor da UFRJ