Categorias
Memória

Programação especial em comemoração ao Dia Nacional do Surdo na 9ª Primavera de Museus

Ao longo de todo o sábado, os visitantes poderão tocar em objetos de origem indígena e entender melhor como são usados e para o que servem. As atividades contarão com o apoio de intérpretes de Libras – Língua Brasileira de Sinais.

No próximo sábado, 26 de setembro, o Museu Nacional/UFRJ terá programação especial para comemorar o Dia Nacional do Surdo.  A Comemoração integra as atividades da 9ª Primavera de Museus, que este ano tem como tema "Museus e Memórias Indígenas". Coordenado pela Seção de Assistência ao Ensino (SAE) do museu, o evento contará com uma palestra sobre o céu dos índios brasileiros em dois horários: às 11 e às 14 horas. No interior de um planetário inflável, montado especialmente par o evento, os participantes poderão ver constelações criadas por diferentes grupos indígenas do nosso país. Para participar é preciso se inscrever previamente no Blog da SAE (https://saemuseunacional.wordpress.com/) ou retirar senhas que serão distribuídas na portaria do museu meia hora antes do início da palestra.

Ao longo de todo o sábado, os visitantes poderão tocar em objetos de origem indígena e entender melhor como são usados e para o que servem. As atividades contarão com o apoio de intérpretes de Libras – Língua Brasileira de Sinais.

O público surdo poderá conferir, também, a Exposição Acessível "O Mar Brasileiro na Ponta dos Dedos", que conta com vídeos em Libras, acessíveis aos visitantes por meio do uso de seus próprios smartphones para a leitura dos códigos QR colocados na exposição. Os vídeos em Libras também estarão disponíveis em tablets, que devem ser solicitados aos mediadores do setor educativo.

No dia 27, domingo, a SAE contará com a colaboração do Prof. Edmundo Pereira, do Setor de Etnografia e Etnologia, que apresentará ao público as exposições permanentes de Etnologia Indígena do Museu Nacional.

Para convidar a comunidade surda para o evento, foi desenvolvido um convite em Libras que pode ser assistido no link: https://www.youtube.com/watch?v=QH-END0NbzY.

A Primavera dos Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), tem como tema de 2015, Museus e Memórias Indígenas. Entre os dias 21 e 27 de setembro, serão realizados mais de 2.400 eventos em 393 cidades brasileiras. Confira a programação completa em: http://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2015/09/guia_virtual_9primavera.pdf.