O Centro de Ciências da Saúde (CCS) realizou na semana passada mais uma ação para o descarte ambientalmente correto das lâmpadas fluorescentes da unidade.

">O Centro de Ciências da Saúde (CCS) realizou na semana passada mais uma ação para o descarte ambientalmente correto das lâmpadas fluorescentes da unidade.

">
Categorias
Memória

CCS realiza descarte ambientalmente correto de lâmpadas

O Centro de Ciências da Saúde (CCS) realizou na semana passada mais uma ação para o descarte ambientalmente correto das lâmpadas fluorescentes da unidade.

Por Thaynara Lima

O Centro de Ciências da Saúde (CCS) realizou na semana passada mais uma ação para o descarte ambientalmente correto das lâmpadas fluorescentes da unidade. Foram 6 mil lâmpadas encaminhadas para uma empresa especializada na ação, que faz parte do Projeto Recicla CCS, com apoio da Comissão Recicla UFRJ. Em 2014, 7500 lâmpadas foram descartadas de forma correta, evitando que fossem jogadas em lixos comuns, expondo-as no meio ambiente.

O mercúrio contido nas lâmpadas pode causar muitos males ao ambiente e à sociedade. Ao descartar lâmpadas de forma incorreta, o mercúrio contido nele pode contaminar o solo, plantações, rios e córregos, o gado e também contaminar o ser humano, podendo lhe causar doenças cerebrais, hepáticas e até mesmo prejudicar o desenvolvimento do feto, no caso de contagiar a gestante. Pensando em melhorar a qualidade do ambiente e a segurança do trabalhador do Centro, a decania do CCS vem praticando esta ação.

Para o descarte ambientalmente correto, o centro encaminhou as lâmpadas para a empresa Apliquim Brasil Recicle, que fará o processo de descontaminação das lâmpadas e recuperação do mercúrio para o estado líquido elementar, além da reciclagem dos outros componentes.

Os coletores para as lâmpadas da unidade estão novamente livres, no subsolo do CCS, para armazenamento e posteriormente descarte correto.