Categorias
Memória

Museu Nacional cria Comissão para celebrar seus 200 anos

Em cerimônia nesta sexta-feira (18/09), será instaurada a Comissão dos 200 Anos do Museu Nacional/UFRJ que terá como missão conduzir as ações em comemoração ao bicentenário da instituição, em junho 2018.

Em cerimônia nesta sexta-feira (18/09), será instaurada a Comissão dos 200 Anos do Museu Nacional/UFRJ que terá como missão conduzir as ações em comemoração ao bicentenário da instituição, em junho 2018. O evento contará com a participação de autoridades de diferentes instâncias do Estado e do Governo brasileiro, além de pessoas e instituições da sociedade civil que têm compartilhado com o Museu Nacional sua trajetória ou que o têm apoiado de alguma forma em suas diversas facetas. O Reitor da UFRJ, Prof. Roberto Leher, participará da cerimônia integrando-se à Comissão de Honra das comemorações.

A Comissão dos 200 Anos do Museu Nacional/UFRJ é composta por quatro comissões específicas: a Comissão de Honra, a Comissão Benemérita, a Comissão Parceira e a Comissão Executiva. Das Comissões de Honra e Benemérita se espera a continuidade do apoio à luta do Museu por condições de funcionamento à altura de seu estatuto de Instituição Nacional, de sua tradição histórica, e de sua experiência e potencial científico, cultural e educacional.

Da Comissão Parceira se espera a solidariedade dos que enfrentam as comuns vicissitudes das instituições brasileiras de cultura, ensino e ciência e conhecem as benéficas possibilidades de associação com as atividades do Museu. Já à Comissão Executiva caberá o trabalho organizacional e prático necessário para que a comemoração ocorra em condições ideais, por meio da mobilização do corpo docente, técnico, administrativo e discente da instituição – em colaboração com as instâncias competentes da UFRJ e dos Ministérios de Estado.

O Museu Nacional

Próximo de completar 200 anos, o Museu Nacional pretende reafirmar a importância de sua missão, com a execução de projetos que compreendem desde a construção de novas edificações, para a ampliação dos espaços de pesquisa e ensino, e de guarda das coleções científicas e históricas, até a restauração completa do Palácio de São Cristóvão e a modernização e expansão de suas exposições. Para que estas ações ocorram será necessária a sensibilização e participação de toda a sociedade, capaz de impulsionar e garantir os recursos públicos e privados necessários às intervenções.

O Museu Nacional é a instituição científica mais antiga do país. Criado em 1818, por D. João VI, e transferido para o Palácio de São Cristóvão (Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro) em 1892, encontra-se, desde 1946, integrado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É o maior museu de História Natural e de Antropologia da América do Sul, reunindo, em seu acervo científico, cerca de vinte milhões de itens. A exposição pública de Ciências Naturais e Antropológicas, as pesquisas científicas de seus setores acadêmicos e os cursos de pós-graduação constituem as atividades mais notórias da Instituição.

O Palácio é historicamente importante no cenário nacional e internacional por ter abrigado não só as famílias real e imperial, mas também nossa primeira Assembleia Constituinte republicana. A instituição, por outro lado, tem abrigado uma parcela considerável da vida científica do país, sendo responsável pela formação de várias gerações de pesquisadores, das mais diferentes áreas científicas, cuja fama ultrapassa os muros da instituição e cuja produção contribui para o crescimento intelectual, social e político da sociedade brasileira.

A cerimônia de instauração das Comissões dos 200 Anos será realizada no dia 18 de setembro, a partir das 14 horas, no auditório Roquette Pinto do Museu Nacional, Quinta da Boa Vista, Bairro Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro.