Categorias
Memória

Brasileira que auditou dívida grega faz palestra na UFRJ

O Sistema da Dívida Pública no Brasil e na Grécia é o tema da palestra que será proferida na UFRJ, na próxima terça-feira (22/9), por Maria Lucia Fattorelli, auditora da Receita Federal e coordenadora do Movimento da Auditoria Cidadã da Dívida.

O “Sistema da Dívida Pública no Brasil e na Grécia” é o tema da palestra que será proferida na UFRJ, na próxima terça-feira (22/9), por Maria Lucia Fattorelli, auditora da Receita Federal e coordenadora do Movimento da Auditoria Cidadã da Dívida.

Uma das maiores especialistas do mundo em endividamento público, a brasileira participou recentemente, a convite do governo grego, do Comitê pela Auditoria da Dívida Grega, que investigou fraudes em acordos da dívida que levaram a nação europeia a uma profunda crise econômica.

Em 2007, Fattorelli também ajudou a identificar e comprovar diversas ilegalidades na dívida pública do Equador, um trabalho que reduziu em 70% o estoque da dívida do país.

Em sua exposição, a especialista vai explicar o que é a dívida pública brasileira, como ela foi contraída e de que maneira impacta o orçamento destinado a áreas como educação e saúde.

O evento marca o lançamento do Núcleo Pela Auditoria Cidadã da Dívida Pública da UFRJ, que está sendo constituído no âmbito da Pró-reitoria de Extensão (PR-5), com a participação de docentes, alunos e técnicos-administrativos.

A palestra ocorrerá às 9h30m, no auditório Rodolfo Paulo Rocco (Quinhentão), Bloco K do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária.