">As inscrições poderão ser efetuadas, presencialmente ou pelos correios, no período de 14 de setembro a 9 de outubro, na sede do programa. A grande novidade deste edital é a reserva de vagas para candidatos negros e indígenas.

Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos lança edital de seleção para Mestrado

O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH) Suely Souza de Almeida, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)  lança edital de seleção para o curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos, para o ano de 2016.

A grande novidade deste edital é a reserva de vagas para candidatos negros e indígenas. Segundo o coordenador do curso, professor Vantuil Pereira, a medida visa adequar a universidade à política de ação afirmativa,  estendendo-a para a pós-graduação.

Ainda para o coordenador, o alcance desta lei deve ser abrangido para os cursos de Mestrado e de Doutorado, ampliando as conquistas sociais recentes de segmentos que estiveram, durante anos, alijados dos espaços acadêmicos. Nas palavras do professor, é também uma forma de criar as  condições para a continuidade dos estudos de inúmeros indígenas, negros e negras que estão concluindo as suas graduações.

Outro aspecto destacado pelo coordenador é o perfil multidisciplinar do curso,  além de articular e problematizar os estudos e as pesquisas em torno das temáticas  de  políticas públicas e de direitos humanos, que está entrelaçado com a perspectiva ética, cuja práxis visa dar concretude aos debates do Brasil contemporâneo. Neste sentido, nada mais natural que o tema das ações afirmativas tome forma por meio da implementação das cotas  no referido programa.