Reitoria busca parceria com o BNDES

O reitor da UFRJ, Roberto Leher, reuniu-se esta semana com Luciano Coutinho, presidente do BNDES, com objetivo de desenvolver parcerias entre as duas instituições. O encontro aconteceu na sede do banco na terça-feira-feira, 8 de setembro, e contou com a presença do pró-reitor de Gestão e Governança, Ivan Carmo, e do diretor do Instituto de Economia, professor David Kupfer.

A Reitoria apresentou demandas de fomento para o Museu Nacional, próximo de completar 200 anos, para a Escola de Música, Hospital Escola São Francisco de Assis, Palácio Universitário da Praia Vermelha e demais instalações da universidade tombadas pelo Iphan.

A infraestrutura de pesquisa na UFRJ e os investimentos necessários para a ampliação de leitos do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho também foram assuntos discutidos na reunião.

Para Roberto Leher, o encontro demonstrou compromisso do banco com o futuro da UFRJ. “O BNDES tem contribuído de modo relevante para a preservação do patrimônio histórico e cultural do país, apoiando a recuperação de importantes prédios tombados pelo Iphan”, disse.

Participaram ainda o diretor de Planejamento, Pesquisa e Acompanhamento Econômico e Gestão de Riscos do BNDES, João Carlos Ferraz, o Diretor do setor Industrial, de Capital Empreendedor, e Mercado de Capitais, Júlio Ramundo e a Chefe do Departamento de Cultura, Entretenimento e Turismo, Luciane Gorgulho.

A universidade se comprometeu a apresentar detalhes de seus projetos prioritários ao Banco que se dispôs a apoiar a UFRJ na busca de outras fontes de fomento para seus projetos de infraestrutura, a exemplo do que já acontece, com a Lei Rouanet.