Categorias
Memória

Pesquisador recebe prêmio Capes de melhor tese em 2014 na área de Antropologia e Arqueologia

O pesquisador Edilson S. Pereira, do Museu Nacional/UFRJ, recebeu o prêmio Capes de melhor tese em 2014, na área de Antropologia e Arqueologia.

O pesquisador Edilson S. Pereira, do Museu Nacional/UFRJ, recebeu o prêmio Capes de melhor tese em 2014, na área de Antropologia e Arqueologia.  A tese “O Teatro da Religião: A Semana Santa em Ouro Preto vista através de seus personagens”, defendida no Programa de Pós Graduação em Antropologia Social (PPGAS/MN/UFRJ) em 2014, sob a orientação da Profª Renata de Castro Menezes, enfoca um dos principais momentos festivos da cidade para pensá-la desde o momento presente.

Caracterizada por uma estética e uma ritualística de inspiração barroca, a Semana Santa se revela como um momento em que importantes representações da cidade sobre si mesma vêm à tona. Entre elas, a imagem de uma Ouro Preto que se dividiria em duas metades, cada uma delas correspondentes às paróquias que desde o século XVIII se alternam e se responsabilizam na organização da festa. Para realizar a análise da rixa que anima a festa, o estudo focalizou os principais personagens que são apresentados nas procissões que recompõem as cenas da paixão de Cristo: algumas imagens barrocas que representam os protagonistas da festa (como Jesus Cristo e Nossa Senhora) e uma centena de moradores é mobilizada para interpretar outros personagens da Bíblia e da tradição cristã.

Ao acompanhar a atuação esses desses dois tipos de “atores”, observa-se como são postos em ação uma progressiva pessoalização de tais imagens, por um lado, e um esforço de transformação daquelas pessoas em figuras bíblicas (como artefatos), por outro. A análise da interação entre tais imagens, pessoas e o público que compõe a festa, permitiu concluir que a busca de manutenção de uma memória sobre a história de Cristo também atualiza divisões sociais da cidade, vinculadas à sua história de origem, e influem, ainda, na reelaboração e/ou transformação das histórias de vida de alguns moradores.