Reitoria cria Coordenação de Relações Institucionais e Articulações com a Sociedade

Por Natalia Sales

O reitor Roberto Leher criou a Coordenação de Relações Institucionais e Articulações com a Sociedade (Corin), com a finalidade estratégica de organizar relações e cooperação com instituições dos poderes do Estado e da sociedade. A coordenação foi criada através da Portaria nº5.542, do dia 29 de julho deste ano.

A Coordenação é fundamental para que a UFRJ organize institucionalmente sua interação com as instituições externas, sejam de representação ou de controle. A portaria afirma que é necessária a organização interna de processos e procedimentos na universidade, adequando-se os fluxos procedimentais sob o ponto de vista do princípio constitucional da legalidade.

“A criação da Corin, junto ao Gabinete do Reitor, tem o objetivo de ser um canal institucional de relação da UFRJ com os órgãos de Estado, incluindo os de controle, de representação jurídica da universidade e com o legislativo, no que tange ao processo de elaboração de leis e normas pertinentes à educação superior e às políticas de Ciência e Tecnologia”, explica o reitor.

Participam como membros da equipe a professora Vanessa Berner, como coordenadora do Corin, Marcela Portal, como assessora, Nadine Borges como coordenadora adjunta de Relações Externas, Débora Abrantes como coordenadora adjunta de Relações com os Órgãos Jurídicos, Juliana Lopes, como diretora da Divisão de Relacionamento com os Órgãos de Controle e Representação e Camila Duarte, como diretora da Divisão de Atendimento aos Procedimentos Licitatórios.

Competências da Corin

Entre outras atribuições, a coordenadoria atuará com as seguintes competências:

– Atuar como canal institucional da relação da UFRJ com os governos federal, estaduais e municipais, bem como com os poderes legislativos no âmbito federal, estadual e municipal;

– Participar de forma colaborativa das articulações entre a UFRJ e a sociedade, a fim de facilitar as iniciativas de interesse institucional;

– Atuar como elemento de interface para o relacionamento da UFRJ com seu órgão de assessoria, consultoria e representação jurídica, a Procuradoria Geral Federal (PGF/AGU);

– Atuar como unidade de comunicação e atendimento às demandas dos órgãos de controle externo, nomeadamente a Controladoria Geral da União (CGU), o Tribunal de Contas da União (CGU); o Ministério Público Federal (MPF); Defensoria Pública da União (DPU); e a Polícia Federal (PF);

– Atuar como facilitadora para as demandas internas da UFRJ relativas aos procedimentos licitatórios, quando solicitada;

– Desenvolver fluxos internos de procedimentos para atender às demandas dos órgãos de Estado.