Conhecendo a UFRJ: edição destacou desafios e relevência social de graduações

Por Gabriel Monteiro

Na última quinta-feira, 13 de agosto, a UFRJ realizou o último dia de atividades do evento “Conhecendo a UFRJ”. Durante os dias do evento estudantes do Ensino Médio e de cursos pré-universitários tiveram à sua disposição informações sobre os cursos de graduação da universidade e sua relevância social.

A abertura do evento aconteceu nos dois dias às 8h30, com uma palestra de interesse coletivo, abordando temas como o acesso à universidade, os programas de bolsa-auxílio e as políticas de permanência.

Ao longo do dia estavam disponíveis estandes para que os visitantes pudessem obter informações sobre os cursos de graduação por meio de fotos, vídeos, apresentações de trabalhos práticos e uma conversa com os alunos da UFRJ. Além disso, aconteceram palestras com os coordenadores das 10h às 17h e os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do campus. Em paralelo, ocorreram atividades com uma pequena amostra do que a universidade produz na área da cultura.

Na mesa de abertura, Leandro Nogueira, decano da EEFD, deu início às falas. O professor destacou a importância da UFRJ, primeira instituição oficial de ensino superior do Brasil, e sua contribuição pro desenvolvimento humano e social.

O Pró-Reitor de Graduação Eduardo Serra deu prosseguimento, definindo a UFRJ como “um local de construção de conhecimento, sendo a isenção o aspecto principal da universidade pública”. Ressaltou também o caráter democrático da instituição, que reconhece a importância do movimento grevista nos três segmentos da universidade. Eduardo ainda salientou o tamanho da UFRJ, que possui hoje 266 habilitações, 50 mil alunos na graduação e 62 mil no total.

Maria Mello de Malta, Pró-Reitora de Extensão, agradeceu aos trabalhadores que mesmo em um momento de greve ajudaram a realizar o evento. A docente também destacou a importância da UFRJ na produção de ciência, tecnologia e conhecimento público, elementos que devem ser utilizados para transformar a sociedade, e que para isso “a universidade deve ser autônoma e democrática”, finalizou.

Encerrando as falas da primeira mesa, a Vice-Reitora Denise Nascimento ressaltou como este momento de escolha de curso é difícil pros alunos, pois definirá a formação profissional destes jovens. Então, a professora sugeriu aos estudantes que “escolham o que os fará felizes em sua prática diária”.

Na segunda mesa da cerimônia de abertura, estavam presentes Vera Salim, responsável pela Superintendência Geral de Políticas Estudantis (SuperEst), e Luciano Coutinho, representante da Aduferj. Vera iniciou criticando os cortes orçamentários que prejudicam os programas de acesso e permanência estudantis, destacando que a “universidade deve ser pública, gratuita e de qualidade”. Já Luciano, falou sobre a importância da greve para a garantia de direitos.