">O professor Umberto Leone Hryniewicz, do Instituto de Matemática da UFRJ, recebeu o Premio SBM-2015, da Sociedade Brasileira de Matemática, na categoria de melhor artigo publicado por jovens pesquisadores residentes no Brasil.

Professor do IM-UFRJ ganha prêmio da Sociedade Brasileira de Matemática

Por Natalia Sales

O artigo “A Poincaré-Birkhoff theorem for tight Reeb flows on S^3” foi publicado no periódico Inventiones Mathematicae, um dos cinco melhores na área. O artigo é de autoria de Umberto Leone Hryniewicz (IM/UFRJ), Pedro Salomão (IME/USP) e AL Monin.

No artigo os autores estudam uma família de sistemas dinâmicos que inclui, em particular, sistemas oriundos da Mecânica Celeste que descrevem o movimento de satélites, asteroides e planetas. O resultado principal trata da existência de movimentos periódicos naturais: são órbitas periódicas que a natureza coloca à nossa disposição, e que podem ser aproveitadas na prática, por exemplo, como órbitas de satélites.

Este prêmio é julgado por renomados matemáticos e nesta segunda edição teve a presidência da Comissão Julgadora de Artur Ávila, que em 2014 recebeu a Medalha Fields e ganhador do prêmio na primeira edição.