Reunido em sessão ordinária nesta quarta-feira, 22 de julho, o Conselho de Ensino de Graduação (CEG) da UFRJ, discutiu o calendário acadêmico deste ano, tendo em vista o período de greve dos três segmentos que compõem a comunidade universitária.
O conselho decidiu que nos próximos dias as unidades acadêmicas farão avaliações sobre seus cronogramas de aulas, apresentando os resultados na sessão seguinte, marcada para 5 de agosto. Nesta data, o CEG irá discutir possíveis alterações no calendário acadêmico.
Consuni garantiu reposição de aulas
No dia 25 de junho, o Conselho Universitário (Consuni) aprovou uma resolução que dispõe sobre uma série de atos acadêmicos, a partir do reconhecimento do direito de greve dos alunos.
O Consuni decidiu que as provas de segunda chamada deverão ser realizadas após o fim da greve, definida pela Assembleia Estudantil, e que os prazos de registro das notas no Siga deverão ser estendidos até a definição do semestre letivo de 2015/2.
O período de Alteração de Inscrição em Disciplinas (AID), notadamente o trancamento de disciplina, deverá ser redimensionado e a revisão e reposição de conteúdos, bem como a avaliação, deverão ser definidas no âmbito do Departamento e da Unidade acadêmica, com participação dos estudantes.
A resolução determina que as orientações do Conselho de Ensino para Graduados (CEPG), aprovadas na sessão de 19 de junho, que estabelecem diretrizes e recomendações para orientar a resolução de problemas decorrentes da greve que afetam os Programas de Pós-Graduação, deverão ser consideradas.
Bolsas estão garantidas
A aplicação das Resoluções do CEG, relativas às bolsas, deverão levar em consideração a excepcionalidade do período letivo e a decisão de flexibilização dos atos acadêmicos. As bolsas continuarão sendo pagas no período de greve estudantil.