UFRJ assina convênio no Chile

Fonte: Site do CCS

Na Cidade de Las Cruces, no Chile, dia 22 de Junho, reuniram-se a professora Alicia Castro Lozano, vice-presidente de Investigação Científica e Tecnológica da Agência Estatal Conselho Superior de Investigações Científicas; Ignacio Sánchez, reitor da Pontificia Universidad Catolica de Chile (PUC) e o professor Antonio Lêdo, vice-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na companhia da professora Maria Fernanda S. Quintela, decana do Centro de Ciências da Saúde (CCS-UFRJ), para assinar o convênio tripartite entre estas três instituições, que marcou a integração da UFRJ como membro permanente do LINCGlobal. O reitor da UFRJ, professor Carlos Levi da Conceição, e o reitor eleito, professor Roberto Leher (ele tomará posse em cerimônia marcada para 3/7), devido a compromissos previamente agendados, não puderam viajar ao Chile, sendo representados por Antonio Lêdo.

O Laboratório Internacional en Cambio Global (LINCGLobal tem como objetivo principal compreender, prever e formular estratégias de resposta ao impacto das mudanças globais nos ecossistemas marinhos e terrestres, tanto na América do Sul como na Península Ibérica, bem como a formação de recursos humanos, divulgação e educação de informações sobre as mudanças globais.

Para que estes objetivos sejam cumpridos, o LINCGlobal conta com uma equipe multidisciplinar com capacidades sinérgicas e complementares, além de uma longa história prévia de cooperação. Já em setembro de 2014, o professor Alex Enrich Prast, representante da UFRJ no LINCGlobal, organizou o Simpósio de Mudanças Globais: Processos de Retroalimentação. Vários pesquisadores do LINCGlobal participaram do evento entre palestras e mesas-redondas. Logo após o simpósio, deu-se início a II Escuela Ibero Americana em Cambio Global, em Búzios, Região dos Lagos, no período de 17 a 21 de setembro de 2014, onde os estudantes vinculados ao LINCGlobal mais uma vez tiveram a oportunidade de debater temas relacionados a mudanças climáticas e processos de retroalimentação com vários pesquisadores de renome da área.