Professor da Coppe tem artigo premiado entre os melhores na área de computação

Maculan, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, foi

premiado pela Association for Computing Machinery (ACM) como um melhores papers

publicados na área em 2014.

O artigo Euclidean distance geometry and applications, de autoria do professor Nelson Maculan, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, foi premiado pela Association for Computing Machinery (ACM) como um melhores papers publicados na área em 2014.

O artigo foi premiado na categoria Metodologias Computacionais. Maculan e os co-autores Carlile Lavor (Unicamp), Leo Liberti (Université Paris Sanclay) e Antonio Mucherino (Université de Rennes) apresentaram, no estudo, aspectos históricos, teóricos e práticos da área de Geometria de Distâncias, com destaque para uma de suas aplicações mais importantes: cálculo de estrutura 3D de proteínas.

Conhecer essa estrutura é fundamental para o avanço da biologia molecular, possibilitando a compreensão de complexos mecanismos que podem contribuir para o desenvolvimento de novos medicamentos.

Além da sua importância para a área de Geometria de Distâncias, o artigo traz ferramentas e conceitos que podem ser usados de maneira interdisciplinar, inspirando novas pesquisas em diversas áreas do conhecimento, como astronomia, visualização de dados, nanotecnologia, robótica, entre outras.

Na categoria Metodologias Computacionais, a ACM premiou 14 artigos provenientes de vários países, no 19º Annual Best of Computing, veiculado na edição de 2015 de sua publicação ACM Computing Reviews.