UFRJ inicia nova etapa de restauro do Palácio Universitário

A UFRJ iniciou uma nova etapa das obras de restauro do Palácio Universitário do campus da Praia Vermelha. O contrato para restauração dos telhados e fachadas foi assinado em junho e as obras tiveram início este mês. A obra constitui um grande avanço no processo de restauro do prédio histórico, que abriga atividades acadêmicas e administrativas de diversos cursos da universidade.

Essa etapa terá duração de três anos e refere-­se ao reparo de telhados e fachadas de todo o Palácio, incluindo a Capela de São Pedro de Alcântara. O processo para
restauração das esquadrias do prédio já está aberto e deverá ser licitado até o final deste ano, condicionado à disponibilidade de dotação orçamentária por parte da universidade.

As etapas posteriores serão dedicadas a reparos internos de instalações hidráulicas e elétricas, entre outros. De acordo com a Coordenação de Preservação de Imóveis Tombados (Coprit) da UFRJ, algumas das etapas que ainda serão licitadas poderão ser desenvolvidas simultaneamente.

Revisão do Plano Diretor

A Reitoria iniciou no dia 15 de julho uma série de reuniões no campus da Praia Vermelha, com objetivo de informar às unidades acadêmicas as alterações previstas no local.

A realização de obras no Palácio implicará a transferência de algumas atividades para salas ou módulos pré­-fabricados no próprio campus, em cronograma ainda a ser definido. As primeiras unidades a migrarem atividades administrativas e acadêmicas serão a Faculdade de Educação e a Escola de Comunicação.

Com o restauro do Palácio Universitário, a Reitoria irá discutir com a comunidade acadêmica, em especial com as unidades do campus, o uso dos espaços no local. A administração central pretende levar ao Conselho Universitário (Consuni) o debate para atualização do Plano Diretor da universidade.

Segundo a Reitoria, as unidades que decidirem permanecer no campus terão o suporte necessário para desenvolverem plenamente suas atividades, assim como aquelas que optarem pela transferência para a Cidade Universitária.

*Atualizado às 19h07 do dia 24/07/2015