Categorias
Memória

UFRJ lançará plataforma com informações sobre pesquisas desenvolvidas na universidade

A plataforma "Somos UFRJ" tem como objetivo melhorar a comunicação da UFRJ com entidades públicas e privadas, e possui mecanismos de busca simples, permitindo que o usuário informe-se sobre pesquisas, patentes, laboratórios.

Por Natalia Sales e Jean Souza

Uma plataforma que reunirá informações detalhadas sobre professores, laboratórios e pesquisas desenvolvidas na UFRJ foi apresentada ao público na manhã de ontem, em uma cerimônia na Coppe. A “Somos UFRJ” foi apresentada pela Reitoria e parceiros do projeto, importado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O canal tem como grande objetivo melhorar a comunicação da UFRJ com entidades públicas e privadas, e possui mecanismos de busca simples, permitindo que o usuário pesquise o número de professores da universidade, departamentos, produção bibliográfica e a quantidade de patentes por unidades. A apresentação exibiu ao público os recursos da plataforma, que está na fase final de testes e será disponibilizada nos próximos dias.

O “Somos UFRJ” foi criado pela Agência UFRJ de Inovação, que entrou em contato com a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) e adquiriu a licença de uso com patrocínio da Siemens. A plataforma passa por um período de customização e nos próximos dois anos a empresa irá patrocinar o uso na universidade.

Segundo o reitor Carlos Levi, o novo recurso terá “repercussões de alta significância para a universidade”, sendo resultado de uma “articulação e integração de esforços”. Ele afirmou que a universidade ainda se beneficia pouco de suas próprias ações, iniciativas e resultados, e que a plataforma é uma possibilidade para “reverter” esse quadro.

Levi também destacou o apoio do Parque Tecnológico da UFRJ para viabilizar o projeto.
A pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Debora Foguel, comemorou o lançamento da plataforma e disse que se tratava de um dia de festa para a UFRJ. Para ela, a “Somos” permitirá “novas interações entre os diferentes grupos de pesquisa da instituição, uma vez que a plataforma também organiza e mapeia a infraestrutura existente”.

Para o vice-reitor, Antonio Ledo, disponibilizar dados em um só lugar traz uma grande contribuição para a “autogestão” da UFRJ e representa também uma ferramenta capaz de contribuir com o Plano de Desenvolvimento Institucional da universidade.

Funcionalidades

Criada em 2012, a marca “Somos” hoje é utilizada por nove instituições de ensino, além da federal de Minas. As conversas com a UFRJ começaram há pelo menos dois anos para trazer a tecnologia para a universidade. Cefet-MG, IFNMG, Unicamp, Unifei, UFJF, Unesp, IPT e Ufscar são as instituições que já utilizam a tecnologia.

O software “Somos” foi idealizado pela Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG, sob a direção do professor Ado Jorio. Ele apresentou a interface durante a cerimônia.

Com fácil navegação, a ferramenta é atualizada a cada mês, importando dados do currículo Lattes de cada professor. Assim, nenhum pesquisador precisa preencher formulários. Tudo é feito automaticamente.

Pedro Vidigal, da Fundeb, disse que a relação entre a UFMG e instituições privadas melhorou, após a criação do “Somos UFMG”. Os mecanismos de buscas com informações completas sobre pesquisas e patentes, segundo ele, permite que as empresas encontrem com mais facilidade parceiros na universidade.

Ele destacou que é fundamental para cada professor ter seu Lattes atualizado, à medida que são as palavras-chaves e resumos apresentados ali que darão o perfil de cada especialista.

Alunos de empresas juniores envolvidos no projeto fizeram um levantamento de cinco unidades do Centro de Ciências e Saúde (CCS) e do Centro de Tecnologia (CT) e, até o momento, o número levantado foi de 200 laboratórios. Já foram cadastrados mais de 4.100 professores na plataforma.

Ricardo Pereira, coordenador da Agência UFRJ de Inovação, informou que inicialmente o recurso apresentará dados sobre pesquisadores e temas de estudos. Em uma segunda etapa, a “Somos UFRJ” disponibilizará patentes e dados sobre laboratórios.