Aluno da UFRJ é selecionado para participar de programa da ONU

Thauan Santos foi um dos 70 selecionados entre mais de 3500 inscritos.  No texto, ele abordou temas como desenvolvimento sustentável, direitos humanos e diversidade étnica, religiosa e sexual.

O aluno de doutorado da Coppe-UFRJ, Thauan Santos, 26 anos, vai participar do Global Youth Forum pelo programa “Many Languages, One World” da Organização das Nações Unidas (ONU), no próximo mês em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Thauan foi um dos 70 selecionados entre mais de 3500 inscritos. No processo seletivo, o candidato tinha que escolher uma das seis línguas oficiais na ONU (árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo) e escrever um ensaio de três mil palavras sobre a agenda de desenvolvimento sustentável pós-2015. O trabalho que ele escreveu teve como referência a diversidade linguística e cultural e a comemoração dos 70 anos da ONU.

Segundo o aluno, a escolha pelo idioma espanhol, no qual tem proficiência, foi na expectativa de representar as demandas da América do Sul no evento. No texto, ele abordou temas como desenvolvimento sustentável, direitos humanos e diversidade étnica, religiosa e sexual.

Thauan buscou problematizar os mecanismos de financiamento dos países emergentes, a superficialidade dos indicadores e índices econômicos, a vontade política dos órgãos governamentais (locais, nacionais e internacionais), e o descaso com o direito das mulheres, negros, homossexuais, crianças e pessoas com deficiência.

No evento, ele participará de uma série de debates sobre os temas com candidatos selecionados do mundo todo. A despesa da viagem será financiada pelo próprio Fórum Mundial da Juventude da ONU.

Editado por Natalia Sales