A obra é resultado da transcrição das aulas de pós-graduação ministrada na ECO-UFRJ, de 2002 a 2010. ">A obra é resultado da transcrição das aulas de pós-graduação ministrada na ECO-UFRJ, de 2002 a 2010. ">

Editora UFRJ lança livro de professor da ECO sobre filosofia cristã dos primeiros séculos

Thaynara Lima

A Editora UFRJ realiza, na segunda-feira (15/6), às 19h, o lançamento do livro “Os Assassinos do Sol: uma história dos paradigmas filosóficos”, de Marcio Tavares D’Amaral, professor emérito da Escola de Comunicação da UFRJ. Autor de 22 livros, Amaral é formado em Direito e Ciências Sociais pela PUC-RJ, fez mestrado em Comunicação e Doutorado em Letras pela UFRJ e pós- doutorado na Sorbonne (Universidade de Paris V). Hoje, além de professor da ECO-UFRJ, Amaral é colunista do Jornal O Globo.

Ao falar sobre seu livro, em entrevista a O Globo, Marcio Amaral disse que “não se trata de uma história da filosofia porque a religião está junto, não é uma história da religião porque a filosofia está junto, e também não é uma filosofia da história. É uma outra coisa, um campo novo, algo que eu não vejo sendo feito por aí.”

O livro apresenta o início da cultura ocidental a partir do século I, na patrística (filosofia cristã dos primeiros sete séculos), e não na Grécia. A obra é resultado da transcrição das aulas de pós-graduação ministrada na ECO-UFRJ, de 2002 a 2010.

O lançamento acontece na Livraria Travessa de Ipanema, que fica na Rua Visconde de Pirajá, 572.