Reitoria afasta diretor da FACC

Afastado por 60 dias, professor divulga nota de retratação. Ele responderá a processo administrativo disciplinar.

A reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro decidiu afastar preventivamente por 60 dias o diretor da Faculdade de Administração de Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ), Angelo Maia Cister. O professor se envolveu em um caso de agressão a um estudante em sala de aula e responderá a processo administrativo disciplinar (PAD), em conformidade com a lei 8.112/90.

O afastamento foi publicado do boletim da UFRJ. “O Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no uso das atribuições legais, nos termos do artigo nº 147, da Lei nº 8112/90, e considerando o teor, segurança institucional e complexidade dos fatos em apuração ordinária, pela Autoridade Competente, em comissão constituída no Processo 23079.029712/2015-97, de 26 de maio de 2015, resolve: Afastar cautelarmente por 60 (sessenta) dias, a contar da publicação desta Portaria, o servidor ANGELO MAIA CISTER, Diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis”.

O envolvimento de Angelo Cister no incidente na FACC foi gravado por estudantes e o vídeo divulgado nas redes sociais. Nesta quinta-feira (28/5), o professor encaminhou uma nota de retratação, na qual pede desculpas pelos transtornos causados à instituição e afirma que aguardará  o fim do processo. Veja a nota:

Nota de Retratação Pública

Eu, Angelo Maia Cister,  SIAPE 0765392, Professor Doutor da FACC/UFRJ, pelo presente termo de Retratação Pública, venho a público RETRATAR-ME das ações praticadas contra a pessoa do Discente RONALD, aluno da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que causou sérios constrangimentos tanto ao aluno quanto ao Corpo Docente da FACC/UFRJ.

Peço desculpas ao Discente Ronald pelos transtornos causados, servindo a presente Nota de retratação Pública para restabelecer a verdade da idoneidade do ofendido.

De minha parte, não me dirigirei à imprensa e às mídias de forma geral para salvaguardar o BOM NOME Instituição da FACC/UFRJ e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, aguardando o início dos trabalhos do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) instaurado pelo Magnífico Reitor da UFRJ Prof. Carlos Levi.