">Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente,  o Parque Tecnológico da UFRJ realiza, entre os dias 1º e 3 de junho, exposições, oficinas e debates sobre sustentabilidade urbana e soluções para a degradação da Baía de Guanabara.

Parque Tecnológico debate Meio Ambiente

O Parque Tecnológico da UFRJ realiza, entre os dias 1º e 3 de junho, diversas ações para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Estão previstos debates, exposições, oficinas e plantios de árvores.

No dia 1º de junho, acontece o painel Sustentabilidade Urbana: aplicações do conceito de cidades inteligentes, com a participação de representantes de empresas privadas, governo e universidade. No dia seguinte, haverá oficina de construção em bambu e, no dia 3 de junho, será realizado o painel Baía de Guanabara: indicadores de qualidade, seguido de uma oficina para a criação de hortas urbanas.

Em todos os três dias, os visitantes poderão participar do plantio de mudas de árvores e ver as exposições “Memórias do Boto” e “O mar não está para peixe”, ambas realizadas por alunos e professores da Escola de Belas Artes. A exposição “O mar não está para peixe” traz esculturas confeccionadas com resíduos sólidos retirados da Baía de Guanabara.

As atividades são gratuitas e abertas ao público em geral. O Parque Tecnológico fica na Rua Paulo Emídio Barbosa, 485, Cidade Universitária.

Programação completa:

Dia 1º de junho
Painel Sustentabilidade Urbana: aplicações do conceito de cidades inteligentes

• 9h30 às 10h – abertura do evento: Parque Tecnológico da UFRJ e Fundo Verde da UFRJ – Maurício Guedes e Suzana Kahn.

• 10h às 10h30 – Plataformas tecnológicas para cidades inteligentes – Fred Arruda (EMC²).

• 10h30 às 11h – Internet das coisas – Nina Lualdi (Cisco).

• 11h às 11h30 – Centro de estudos em cidades inteligentes – Ariane Figueira (Coppead-UFRJ).

• 11h30 às 12h – Debate.

Plantio de mudas de árvores

Dia 2 de junho
Plantio de Mudas

• 12h30 às 14h30

Oficina de construção em bambu

• 14h às 16h

Dia 3 de junho
Painel Baía de Guanabara: indicadores de qualidade

• 9h30 às 10h – Abertura do evento: Parque Tecnológico e Fundo Verde da UFRJ – Maurício Guedes e Suzana Kahn.

• 10h às 10h30 – A Baía de Guanabara: panorama do problema e das possibilidades de solução – Elizabeth Lima (Fundo Verde UFRJ).

• 10h30 às 11h – Alternativas técnicas e institucionais para o saneamento da Baía – Luiz Firmino Martins Ferreira (Governo do Estado do Rio de Janeiro).

• 11h às 11h30 – Agenda de pesquisas aplicadas – José Paulo Soares Azevedo (Coppe-UFRJ).

Plantio de mudas

Oficina de horta urbana

• 14h às 15h

Fonte: Assessoria do Parque Tecnológico (aline@parque.ufrj.br)