Com o objetivo de acompanhar as novas tendências da web e preparar a base para novos serviços destinados aos alunos, docentes e técnicos-administrativos, a UFRJ lança nesta segunda-feira (25/5) o novo portal de intranet no endereço https://intranet.ufrj.br. 

">Com o objetivo de acompanhar as novas tendências da web e preparar a base para novos serviços destinados aos alunos, docentes e técnicos-administrativos, a UFRJ lança nesta segunda-feira (25/5) o novo portal de intranet no endereço https://intranet.ufrj.br. 

">
Categorias
Memória

UFRJ tem nova intranet

Com o objetivo de acompanhar as novas tendências da web e preparar a base para novos serviços destinados aos alunos, docentes e técnicos-administrativos, a UFRJ lança nesta segunda-feira (25/5) o novo portal de intranet no endereço https://intranet.ufrj.br. 

Com o objetivo de acompanhar as novas tendências da web e preparar a base para novos serviços destinados aos alunos, docentes e técnicos-administrativos, a UFRJ lança nesta segunda-feira (25/5) o novo portal de intranet no endereço https://intranet.ufrj.br.  Desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (SuperTIC), em trabalho conjunto das equipes de sistemas no campus Macaé e de infraestrutura de servidores no Rio, a nova intranet utiliza o Drupal, um dos sistemas gerenciadores de conteúdo mais maduros e populares entre os de código aberto.

A nova intranet poderá ser acessada com o mesmo login e senha, sem necessidade de recadastramento. Além de manter os serviços mais importantes oferecidos pelo site antigo, foram incluídas diversas melhorias. Uma das grandes mudanças se encontra no novo layout, que acompanha as novas tendências da internet, com um design que inclui fotos dos campi da instituição. Parte da mudança também se encontra nas tecnologias empregadas internamente, que permitem, de maneira facilitada, por exemplo, uma constante atualização e reestruturação dos conteúdos disponíveis, além da integração com outros portais da UFRJ.

A estrutura utilizada permite que sejam expostos conteúdos aos usuários conforme o perfil de cada um: professores, técnicos-administrativos e alunos de graduação ou de pós-graduação. Também houve importantes mudanças na forma de cadastramento e acesso dos usuários, através da implantação de um sistema de autenticação único, chamado CAS (Central Authentication Service), utilizado por diversas empresas e universidades no Brasil e no mundo para agregar diferentes serviços com um único acesso.
 
Fruto de intensa pesquisa, testes e um forte trabalho de integração entre equipes, o lançamento da nova intranet abre uma série de novas possibilidades, e novas atualizações e funcionalidades são esperadas para os próximos anos. A previsão da SuperTIC é que as tecnologias adotadas no site venham a ser implantadas em outros portais da universidade, criando maior integração, viabilizando a manutenção e aumentando a segurança.