">A trajetória da Coppe/UFRJ será contada no evento “Coppe em cinco décadas: a arte de antecipar o futuro”, que será realizado no dia 21 de maio, às 15 horas, no hall de entrada do prédio da Coppe, no Centro de Tecnologia 2, na Cidade Universitária.

Exposição resgata a história da Coppe em cinco décadas

Até os anos 1960, o Brasil não dispunha de um sistema de pós-graduação. Na época, o engenheiro Alberto Luiz Coimbra, que tinha acabado de concluir o mestrado nos Estados Unidos, retornou ao Brasil disposto a implantar um curso pioneiro de mestrado e doutorado em engenharia. Foi assim que nasceu a Coppe/UFRJ, em 1963, hoje o maior centro de ensino e pesquisa em engenharia da América Latina, cujo formato serviu de modelo para a implantação da pós-graduação no Brasil. A trajetória da Coppe, que se confunde com marcos da história do país, é contada no evento “Coppe em cinco décadas: a arte de antecipar o futuro”, que será inaugurado dia 21 de maio, às 15 horas, no hall de entrada do prédio da Coppe, no Centro de Tecnologia 2, na Cidade Universitária.

No evento, ocorrerão os lançamentos da revista Engenharia e inovação, que conta as principais contribuições da Coppe no ensino, na pesquisa e no desenvolvimento do país; do livro Mecânica dos fluidos, de autoria de Alberto Luiz Coimbra, escrito nos anos 1960 para suprir a carência de publicação disponível sobre o tema; e da exposição “Coppe em cinco décadas”, que apresenta os principais marcos da instituição.
Na ocasião, haverá homenagem ao fundador da Coppe, hoje com 91 anos, que teve atuação decisiva para a implantação da pós-graduação no Brasil. Produzido pela equipe da Assessoria de Comunicação da Coppe, o evento integra a agenda de comemorações dos 50 anos da instituição.

A edição do livro e da revista e a realização da exposição contaram com o patrocínio e apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Ministério de Minas e Energia; Eletrobras Furnas; Petrobras; Halliburton; GE; Braskem e Itaipu.

SERVIÇO:

Abertura da exposição “Coppe em cinco décadas”
DATA: 21/5/2015 (quinta-feira)
HORÁRIO: 15 horas
LOCAL: hall de entrada do prédio da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT 2)
Rua Moniz Aragão, 360, Bloco 1, Cidade Universitária, Rio de Janeiro – RJ