Trânsito muda na Cidade Universitária na terça

O tráfego ao redor da Praça Edson Saad será alterado para atenuar os engarrafamentos na região.

A partir de terça-feira (19/5), a Prefeitura Universitária (PU) vai alterar o tráfego ao redor da Praça Edson Saad a fim de atenuar os engarrafamentos formados na hora do rush na região, por causa do sincronismo irregular dos sinais do BRT. Duas paradas de ônibus serão desativadas e a partir das 16 horas haverá bloqueios na Avenida Carlos Chagas com operadores de trânsito.
O retorno da Praça Edson Saad será apenas para quem for no sentido reitoria, Linha Amarela e Ponte do Saber. Já o retorno em frente ao Banco do Brasil será para os motoristas que quiserem ir para a Ilha do Governador, pois a Avenida Carlos Chagas terá duas pistas, a da direita para a Ilha e a da esquerda para quem vai para a PU.
As reclamações, por conta dos engarrafamentos causados pelo sinal do BRT, levaram a adoção da medida, por ser a que causa menor impacto aos motoristas, apesar de aumentar em mais de um quilômetro o percurso. "Queremos evitar o entrelaçamento de veículos ao redor da praça com os que vem pela a Avenida Carlos Chagas. Sabemos que vai aumentar a extensão do circuito de saída em cerca de 1.200 metros, em trecho com pavimentação desgastada. No entanto, as outras alternativas eram piores", afirmou o prefeito Ivan Carmo.
As demais alternativas envolviam o fechamento do acesso de motoristas à Cidade Universitária para diminuir o fluxo de veículos externos aos campus ou a contratação de pessoas para aumentar o efetivo de operadores de tráfego. "Estamos em um momento de contenção de despesas e evitaremos ampliar o quadro de terceirizados, assim como também não tomaremos uma medida extrema e antipática de fechar o acesso pela Linha Vermelha, o que traria impactos tanto para a comunidade universitária, quanto para o Rio de Janeiro", alega.
A partir de segunda-feira (18/5), as paradas de ônibus da Rua Bruno Lobo (feito de madeira após obras do BRT e na área do "poeirão") e da Avenida Carlos Chagas serão desativados. Os usuários deverão passar a utilizar o ponto em frente do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). Outra mudança será a transferência do ponto final dos ônibus da empresa Limusine Carioca, que faz a linha Fundão – Duque de Caxias, para o Terminal de Integração da UFRJ.