NOTA À COMUNIDADE

Reitor recomenda aos decanos e aos diretores das Unidades Acadêmicas da UFRJ, a suspensão das atividades acadêmicas durante o dia na segunda-feira (18/05).

A UFRJ torna público que até às 17h desta sexta-feira (15/05) não se confirmou a necessária e devida regularização dos pagamentos dos trabalhadores de serviços terceirizados contratados pela empresa Qualitécnica, responsável pelas atividades de limpeza em um grande conjunto de prédios e espaços acadêmicos da instituição.

Esta irregularidade caracteriza uma situação de grande injustiça social e de grave violação de direitos que não pode, nem deve ser admitida ou tolerada no espaço de uma instituição que deve estar sempre e integralmente comprometida com a Educação e a formação plena de cidadãos críticos de seus direitos e deveres.

Em reunião realizada também hoje (15/05), no salão do Conselho Universitário, com a participação dos Decanos e alunos mobilizados pela solidariedade aos trabalhadores atingidos, o Reitor, após uma intensa e acalorada série de considerações e ponderações, decidiu, em nome da isonomia das condições de trabalho em todas as nossas unidades e em respeito à dignidade desses trabalhadores, desrespeitados no seu mais elementar direito trabalhista, RECOMENDAR aos decanos e aos diretores das Unidades Acadêmicas da UFRJ, a suspensão das atividades acadêmicas durante o dia da próxima segunda-feira (18/05/2015), quando nova avaliação será realizada.

Sem prejuízo de outras iniciativas previstas para se buscar restabelecer a regularidade dos pagamentos devidos a esses trabalhadores, o Reitor convoca os Srs. Decanos e Diretores de Unidades Acadêmicas para uma Plenária, a se realizar no Salão do Conselho Universitário, na segunda-feira (18/05), às 16h, para uma nova verificação da efetivação dos pagamentos devidos pela empresa Qualitécnica.

Carlos Levi
Reitor