Reitoria empenhada na volta à normalidade

A Reitoria se mantém em contato direto e permanente com o MEC, que dentro de seus limites vem atendendo as nossas demandas e está convicta de que as atuais restrições serão atenuadas após a liberação plena do Orçamento Anual 2015.

A não aprovação do Orçamento de 2015 fez com que o fluxo de recursos repassados pelo MEC para as universidades nos primeiros meses do ano fosse inferior ao previsto. A Reitoria, mesmo enfrentando as dificuldades decorrentes dessas restrições financeiras está totalmente empenhada e mobilizada para garantir a normalidade das nossas atividades acadêmicas.

Informa ainda que do seu Orçamento Anual de Custeio para 2015 (~R$ 372 mi), até a presente data só foram efetivamente liberados R$ 85,3 mi, valor inferior aos 5/12 avos (R$ 131 mi) necessários para cobrir os compromissos da universidade ao longo desses 5 meses do ano. A essas limitações se superpuseram as inevitáveis repercussões do deficit orçamentário acumulado no ano de 2014, quando houve frustração de recursos orçamentários previstos em seu Orçamento Anual de Custeio de 2014. Essa situação vem gerando instabilidades na gestão financeira da universidade, cujas consequências mais visíveis afetam a administração dos contratos dos nossos serviços terceirizados.

A Reitoria se mantém em contato direto e permanente com o MEC, que dentro de seus limites vem atendendo as nossas demandas e está convicta de que as atuais restrições serão atenuadas após a liberação plena do Orçamento Anual 2015, prevista para ser decretada no próximo 22 de maio. Esta convicção se fortalece, inclusive, com o anúncio público feito pelo Ministro da Educação, confirmando que o orçamento de custeio das universidades federais deste ano será preservado.

Carlos Levi