Categorias
Memória

Vigilância em espaços públicos é tema de livro da Editora UFRJ

Todos os olhos: videovigilâncias, voyeurismos e (re)produção imagética, livro de Bruno Vasconcelos Cardoso, lançado em 15 de abril pela Editora UFRJ, aborda o fenômeno cada vez mais comum da vigilância por câmeras no espaço público urbano. Com enfoque na prática da vigilância eletrônica policial no Centro de Comando e Controle da Polícia Militar do Rio de Janeiro e na sala de monitoramento do 19º Batalhão da Polícia Militar, em Copacabana, a obra é resultado de uma pesquisa de doutorado, defendida como tese em maio de 2010.

No livro, o autor se debruça especialmente sobre as transformações na maneira como as pessoas se relacionam com as imagens, com os meios técnicos que possibilitam essas relações e com as estruturas de poder em que se inserem. Assim, policiamento, (in)segurança, tecnologia, imagem, comunicação, poder, crime, violência, espaço público, controle, flagrante, voyeurismo, criação e exibicionismo são os grandes temas que, inter-relacionados, perpassam o livro.

A pesquisa mostra ainda que a estética, o gozo e o prazer muitas vezes ocupam o lugar das funções de controle e segurança visados na videovigilância policial e constituem outra visão, denominada pelo autor de “videovoyeurismo”.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Editora UFRJ / Maria do Socorro Moura