Candidatos à Reitoria apresentam propostas para a UFRJ

Confira na íntegra a entrevista de cada candidato

Candidatos à Reitoria apresentam propostas para a UFRJ

Em entrevista ao informativo UFRJ Notícias, os professores Denise Pires, Angela Rocha e Roberto Leher apresentam suas propostas para assistência estudantil, incentivo à pesquisa, segurança pública, terceirização, hospitais universitários e orçamento da universidade.

Para Denise, as ações de apoio aos estudantes devem combater “a evasão e a retenção estudantil”, através da ampliação da concessão de bolsas e aumento de vagas para moradia, entre outras medidas. Angela Rocha defende que as ações devem englobar todos os alunos, através da criação de centros de convivência, atividades culturais e artísticas, mas também através de novos restaurantes e laboratórios.

Roberto Leher propõe que a universidade utilize recursos próprios para viabilizar emergencialmente restaurantes, moradia e bolsas para permanência, além da ampliação de verbas do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

Em relação a orçamento necessário para garantir o pleno atendimento de todas as necessidades acadêmicas e administrativas da UFRJ, o professor defende a revisão da Matriz Andifes, planilha que atualmente define como as universidades federais do país devem receber recursos, entre outras ações. Angela propõe a criação de uma Chancelaria de Relações Políticas e Institucionais, que em sua gestão ficaria responsável pela articulação política com o Congresso Nacional e o Governo Federal.

Para este tema, Denise Pires afirma que o orçamento de custeio e investimento para a universidade deve acompanhar a expansão da oferta de vagas. Para isso, a candidata defende mobilização da comunidade universitária no âmbito da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Confira nos links abaixo a íntegra da entrevista de cada candidato

Entrevista com Angela Rocha, candidata à reitora pela Chapa 10, “Juntos pela UFRJ: unidade na diversidade”
Entrevista com Denise Pires, candidata à reitora pela Chapa 30, “Somos Todos UFRJ”
Entrevista com Roberto Leher, candidato a reitor pela Chapa 20, “UFRJ autônoma, crítica e democrática”