Categorias
Memória

TIC amplia serviço de wi-fi no campus da Praia Vermelha

A expectativa é que até o final do primeiro semestre toda a área seja contemplada com acesso à rede.

Por Gabriel Monteiro 

A Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da UFRJ está trabalhando para ampliar o serviço de wi-fi gratuito no campus da Praia Vermelha. Em algumas partes do campus, a rede já funciona, e a expectativa é que até o final do primeiro semestre toda a área seja contemplada com acesso à rede.

Desde 2013, o serviço de wi-fi do campus da Praia Vermelha passou por uma série de impedimentos técnicos. O Iphan, por exemplo, solicitou a retirada de alguns equipamentos da fachada de prédios tombados, o que impedia a conexão à rede disponibilizada.

Em janeiro de 2015, a Diretoria de Infraestrutura da TIC começou a fazer estudos para disponibilizar a conectividade por meio de wi-fi à comunidade do campus. No início de março, os equipamentos antigos foram substituídos por novos, como pontos de acesso e controladora wireless, totalizando um investimento de mais de R$ 70.000,00.

Inicialmente, a cobertura atinge cerca de 65% do campus, e a Diretoria de Infraestrutura da TIC está trabalhando em um projeto para atender 100% da área com uma rede de alta qualidade. A rede wi-fi do Campus foi batizada de TIC_UFRJ_PV e o acesso não depende de senha.