Categorias
Memória

Exposição “Augusto Boal” chega à UFRJ

A consagrada exposição “Augusto Boal”, panorama sobre a vida e obra do autor, diretor, dramaturgo e escritor Augusto Boal (1931-2009) chega à UFRJ.

A consagrada exposição “Augusto Boal”, panorama sobre a vida e obra do autor, diretor, dramaturgo e escritor Augusto Boal (1931-2009) chega à UFRJ.

A exposição, que será inaugurada dia 9 de abril, às 18 h, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, na Av. Rui Barbosa (antiga Casa do Estudante Universitário), apresenta a mostra multimídia, sob curadoria do cenógrafo Helio Eichbauer, que transita por seis décadas de história, política e artes cênicas de Boal, da ditadura ao processo de redemocratização do país, e exibe cartas, documentos, objetos pessoais, fotografias, cartazes e projeções, que remetem à formação deste artista carioca nascido na Penha, que revolucionou, dentro e fora do Brasil, o teatro no século XX.

Momentos históricos como o grupo Teatro de Arena, o musical Opinião, dezenas de encenações, livros e a fundação do Teatro do Oprimido serão apresentados numa síntese da impressionante produção de Boal a partir de 1956.

A exposição “Augusto Boal” contará com visitas comentadas por monitores e por Cecilia Boal para grupos de estudantes do ensino fundamental II, ensino médio e universitário, além de um pequeno ciclo de palestras sobre a relação de Augusto Boal com o teatro, a música e a politica:

13 de abril – Boal e a política

Palestrante: Dulce Pandolfi (Professora e pesquisadora do CPDOC, da Fundação Getúlio Vargas);

27 de abril – Boal e o teatro;

Palestrante: Priscila Matsunaga (Professora e pesquisadora do Departamento de Letras da UFRJ);

04 de maio – Boal e a Música

Palestrante: Jayme Vignoli (Músico e professor da UNIRIO)

Serviço:

Exposição “Augusto Boal” – (Entrada gratuita)

Abertura: 09 de abril – às 18h

Local: Fórum de Ciência e Cultura – Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo (antiga Casa do Estudante Universitário)

Horário de funcionamento: de segunda a sexta – das 11 às 17 h (agendamento prévio para visitas comentadas e grupos nos finais de semana e feriados)

Telefone: (21) 2552-1195 (ramais: 213/217)