Categorias
Memória

UFRJ comemora 450 anos do Rio com exposição de esculturas de botos em tamanho real

Peças pintadas por artistas consagrados e alunos da universidade estarão expostas no campus da Cidade Universitária. Todos se inspiraram em ícones, regiões, personagens ou passagens históricas do Rio de Janeiro para a elaboração de suas peças.

Projeto Memórias do Boto, promovido pelo Parque Tecnológico da UFRJ em parceria com a Escola de Belas Artes, é uma homenagem ao símbolo da cidade. De 28 de março a 30 de maio de 2015, 45 peças pintadas por artistas consagrados e alunos da universidade estarão expostas no campus da Cidade Universitária.

De 28 de março a 30 de maio de 2015, o campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Cidade Universitária, irá abrigar a exposição Memórias do Boto, projeto que faz parte do calendário oficial de comemoração dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. Estarão espalhadas pelo campus da universidade 45 esculturas de botos, confeccionadas em fibra de vidro por especialistas do Laboratório de Engenharia Naval da UFRJ e pintadas por artistas, professores e alunos da instituição. As estruturas no formato do boto serão transformadas em obras de arte por 23 alunos, 16 professores da Escola de Belas Artes e seis artistas convidados, entre eles a carnavalesca Rosa Magalhães e o artista plástico Marcelo Jácome. Todos se inspiraram em ícones, regiões, personagens ou passagens históricas do Rio de Janeiro para a elaboração de suas peças. A iniciativa também marca o início das comemorações pelos 200 anos da EBA, a ser celebrado em 2016.

A exposição acontece de segunda a domingo, das 10h às 17h, é gratuita e com classificação etária livre. No site http://memoriasdoboto.parque.ufrj.br/ será possível consultar a localização das obras, além de obter informações sobre meios de transporte e como circular pelo local. A UFRJ disponibilizará visitas guiadas com monitores que contarão, durante duas horas, histórias e curiosidades da cidade do Rio de Janeiro, da Cidade Universitária, além de informações sobre as obras de arte. As visitas acontecerão todas as terças e quintas-feiras, das 10h às 12, e devem ser marcadas antecipadamente por meio do site. Às quartas-feiras, as visitas serão destinadas a alunos da rede pública de ensino.

Os alunos da Escola de Belas Artes (EBA) foram escolhidos por meio de concurso que elegeu as mais criativas ideias com o tema “Rio 450 anos”. Entre elas, esculturas de botos com slogans característicos da cidade, como “Compro Ouro” e “Trago seu amor de volta em 7 dias”, botos boêmios em homenagem à Lapa, botos com chinelos de praia e botos com referências ao calçadão de Copacabana.

Os artistas e professores convidados escolheram diversas passagens ou personagens históricos para homenagear o aniversário da cidade. Locais como Madureira, Maré e Aterro do Flamengo, personalidades como Tom Jobim e expressões culturais como o teatro brasileiro estarão representados nas peças desenvolvidos. Os botos em fibra serão trabalhados com intervenções artísticas utilizando técnicas diversas, como pintura, mosaico, colagem e assemblage.

Todo o processo de criação das esculturas foi documentado e será transformado em livro com informações sobre as obras, além de dados históricos que marcaram os 450 anos da cidade e serviram de inspiração para os artistas. O livro Memórias do Boto traz os registros iconográficos com o making off do trabalho realizado pelos artistas, professores e convidados. O lançamento está previsto para o dia 12 de agosto, quando a Escola de Belas Artes completa 199 anos. Nessa ocasião será realizada ainda uma exposição com fotos da produção do evento.

Sobre a UFRJ

Uma das instituições de ensino superior mais importantes do Brasil, a Universidade Federal do Rio de Janeiro completa 95 anos em 2014. Com mais de 60 mil alunos na Graduação, Pós-graduação, Colégio de Aplicação e Educação Infantil, a UFRJ é reconhecida pela sua excelência em ensino, pesquisa, atividades de extensão e de serviços à sociedade carioca e ao país. Mais de 9 mil servidores técnico-administrativos e 4 mil docentes formam o quadro funcional da universidade. Presente também fora da capital, a universidade possui um campus em Macaé e um polo de Graduação em Xerém, Duque de Caxias.

Sobre Parque Tecnológico

O Parque Tecnológico da UFRJ, que completou 10 anos em 2013, está situado no campus da UFRJ, na Ilha da Cidade Universitária, numa área de 350 mil metros quadrados. No local, estão instalados centros de pesquisa de 12 grandes empresas, 7 laboratórios e centros de pesquisa, 7 pequenas e médias empresas, além de 30 startups, localizadas na Incubadora COPPE/UFRJ. No total, cerca de duas mil pessoas trabalham nas empresas localizadas no Parque.

Sobre a EBA

Em 2016, se comemora os 200 anos de início da história da Escola de Belas Artes, marco da formação artística no Brasil. Essa quase bicentenária instituição cumpriu papéis importantes na cultura nacional, sendo a responsável pela introdução do ensino formal das artes plásticas no país. A Escola atualmente possui onze cursos de Graduação, um curso de Pós-graduação lato sensu e um programa de Pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) com quatro linhas de pesquisa. Trata-se de um universo bastante diversificado, que engloba diversas áreas das Artes.

Mais informações
Assessoria de Comunicação do Parque Tecnológico da UFRJ
Telefones: 21 3733-1846 / 21 3733 -1991

Daniele Lua
Comunicação e Imprensa
(021) 3733-1846

Rua Paulo Emídio Barbosa, 485  – Ilha da Cidade Universitária
CEP: 21.941-907
http://www.parque.ufrj.br/