Lançamento do Laboratório Público de Restauro

A UFRJ convida para o lançamento do projeto "Laboratório Público de Restauro − Mural Última Ceia, de Ziraldo", Inaugurando as atividades do programa UFRJ Carioca – Rio 450

Lançamento do Laboratório Público de Restauro − Mural Última Ceia, de Ziraldo

Inaugurando as atividades do programa UFRJ Carioca – Rio 450, o Magnífico Reitor da UFRJ, Prof. Carlos Levi, o coordenador do Fórum de Ciência e Cultura, Prof. Carlos Vainer, e o diretor da Escola de Belas Artes, Prof. Carlos Terra, têm a honra de convidar para o lançamento do projeto "Laboratório Público de Restauro − Mural Última Ceia, de Ziraldo".

A extraordinária pintura-mural, de 32m x 6m, foi realizada em 1967 no recinto da casa de espetáculo então denominada Canecão. A UFRJ, por meio  de seu Fórum de Ciência e Cultura e da Escola de Belas Artes, promoverá, em 2015, a restauração da obra, que se encontrava tapada e murada, escondida da apreciação do público.

O "Laboratório Público de Restauro − Mural Última Ceia" será aberto à visitação pública a partir de abril e a obra deverá ser devolvida aos cariocas antes do final do ano.

A UFRJ reafirma, assim, seu compromisso com a preservação da arte do país e do Rio de Janeiro. E faz desse gesto um passo a mais no seu engajamento para recuperar e devolver à cidade e a nossos artistas e músicos um grande espaço para espetáculos, agora como equipamento público, sem fins lucrativos, voltado para a democratização do acesso à cultura e à arte.

O lançamento do projeto “Laboratório Público de Restauro − Última Ceia, de Ziraldo” será na terça-feira, 13 de janeiro, às 16h, com a seguinte programação:

16:00h – Apresentação do projeto e exposição de Ziraldo sobre a Última Ceia, no auditório da Casa da Ciência, Rua Lauro Muller, 3.

16:30h – Visita ao Espaço UFRJ e ao fragmento do mural que está visível, Avenida Venceslau Brás, 215.