Universidades francesas oferecem oportunidades

O objetivo da delegação é encontrar estudantes brasileiros e representantes de universidades para apresentar oportunidades de mobilidade acadêmica e programas de formação na França.

No dia 2 de dezembro, a Embaixada da França no Brasil trará uma delegação de instituições de ensino superior francesas para a UFRJ. O objetivo da delegação é  encontrar estudantes brasileiros e representantes de universidades para apresentar oportunidades de mobilidade acadêmica e programas de formação na França, inclusive com possibilidades de bolsas de estudos subsidiadas pelo governo francês em diversas áreas do conhecimento.

O evento terá início às 9h30, no rol de entrada do Centro de Tecnologia (CT), bloco A (1º andar), que  está localizado na Av. Athos da Silveira Ramos, 149, Cidade Universitária.

Abaixo, as universidades que estarão presentes no evento:

Université Aix – Marseille: Localizada no sul da França, a universidade tem grandes áreas: ciências do meio ambiente e do universo; ciências da vida e da saúde; ciências e tecnologias da inovação; ciências humanas e sociais. Sua vocação para a pesquisa atrai à universidade mais de 3.800 doutorandos, entre franceses e estrangeiros.

Autograf: A escola técnica parisiense oferece cursos de excelência nas áreas de design gráfico, design de interiores, artes, cenografia e design de jogos.

ENSA Strasbourg:  A Escola Nacional Superior de Arquitetura de Estrasburgo é uma das vinte escolas de arquitetura sob tutela do Ministério Francês da Cultura e Comunicação. A cada ano, forma mais de 800 estudantes com a contribuição de mais de 200 professores. Principais áreas: arquitetura, construção ecológica e sustentável, arquitetura e urbanismo.

Université Grenoble-Alpes: Possui excelência nas áreas de artes, biologia, jornalismo, economia e educação, contando com mais de 62 mil alunos matriculados. Tem abertura internacional consolidada, com parcerias internacionais em mais de 80 países.

IPSA   (Institut Polytechnique des Sciences Avancées): O Instituto Politécnico de Ciências Avançadas tem expertise em engenharia aeronáutica e espacial e conta com dois campi: Paris e Toulouse, onde são desenvolvidas pesquisas nas áreas de astronomia e astrofísica; mecatrônica, sinal e sistemas; mecânica, energética e aerodinâmica.

Institut Supérieur de l’Aéronautique et de l’Espace – SUPAERO Toulouse: A Escola de Engenharia Aeronáutica de Toulouse oferece formação inicial, especialização, formação de viés acadêmico e formação continuada, capacitando engenheiros altamente qualificados e profissionais de liderança destinados às indústrias dos setores aeroespacial e de alta tecnologia. Com aproximadamente 1.600 estudantes,  de níveis máster e PhD, o ISAE se posiciona como o líder europeu de formação superior e de pesquisa em aeronáutica e espaço. É responsável por 20% dos diplomas de másters aeroespaciais concedidos por ano na Europa.

Audencia Nantes: Renomada Escola de Negócios de Nantes, sexta maior cidade francesa, no oeste da França, disponibiliza cursos nas áreas de administração, marketing, finanças, negócios e agribusiness. Multicultural, conta com integrantes de 80 nacionalidades entre professores e estudantes, e mantém parcerias com empresas internacionais, pequenas e médias.

CNAM – Conservatoire Nationale des Arts et Métiers: Instituição pública de caráter científico, cultural e profissional, com status de grande instituição, fomentada pelo Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa. É composta por duas escolas, sendo uma de engenharia, com programas de engenharia, TI, eletrônica e química, e a segunda na área de gestão, com programas de gestão, contabilidade, finanças, leis e cultura. O CNAM mantém 140 acordos de cooperação em 40 países.

EMLYON – Escola de Comércio de Lyon: Localizada no segundo maior polo de desenvolvimento da França, tem perfil de excelência na área de negócios, com foco em empreendedorismo e inovação.

ESCP Europe: A mais antiga escola de negócios da Europa, fundada em 1819,  conta com cinco campi nas cidades de Paris, Londres, Berlim, Madri e Turim. Tem como missão a formação de líderes empresariais em um contexto multicultural.

ESC Rennes: Localizada em Rennes, capital da Bretanha, região oeste da França, a escola de Comércio tem perfil internacional, 82% dos professores e 40% dos estudantes são estrangeiros. A instituição mantém 206 acordos bilaterais com diversas universidades no mundo e oferece cursos nas áreas de gestão, negócios, logística, marketing, responsabilidade social e empresarial, supply chain, entre outros.

Sciences Po: Localizada em Paris, a Sciences Po oferece cursos nas áreas de negócios, relações internacionais, direito, jornalismo, gestão pública, recursos humanos, urbanismo – possui aproximadamente 13 mil alunos, divididos em sete campi: Paris, Reims, Dijon, Poitiers, Le Havre, Nancy e Menton, todos com excelente localização, um urbano, no centro de Paris, e seis campi implantados no centro histórico das cidades francesas. Tem 46% de estudantes estrangeiros, 410 universidades parceiras e 34 programas de duplo diploma.

École National de Chartes: Grande escola de ciências humanas que oferece  formação universitária a estudantes de ciências do homem e da sociedade, particularmente aos estudantes de história. Ela participa na formação profissional dos conservadores responsáveis pelo patrimônio e conduz atividades de pesquisa nas disciplinas históricas e literárias.

(Fonte: Ecopress)