Reitor recebe prêmio de universidade no México

Prêmio foi concedido pela Universidad Juáres Autónoma de Tabasco (UJAT). No evento também foi discutido terceira idade.

Por Paulo Calmon

O reitor da UFRJ, Carlos Levi, recebeu o Prêmio Nacional Malinalli 2014, oferecido pela Universidad Juárez Autónoma de Tabasco (Ujat), no dia 10 de novembro. O prêmio elogia e difunde a produção de mulheres e homens “dotados de comprovada inteligência, criatividade e vocação social”, segundo o reitor da Ujat, José Manuel Piña Gutiérrez.

Assim como Levi, os acadêmicos José Woldenberg e Miguel Carbonell, o escritor Álvaro Ruiz Abreu, o ator Héctor Bonilla e a escritora cubana Daína Chaviano também receberam o prêmio, criado em 2009 para reconhecer a promoção das Artes, os Direitos Humanos e a Diversidade Cultural.

A cerimônia marcou o início da Feira Universitária do Livro de Tabasco (FULTabasco) em sua primeira edição internacional, que teve Portugal como país convidado. A feira celebrou os poemas de Fernando Pessoa e os romances de José Saramago, entre outros. Os eventos fizeram parte das comemorações pelo 56º aniversário da universidade tabasquenha.

Terceira idade em discussão

Durante sua visita ao México, Carlos Levi e a ouvidora-geral da UFRJ, Cristina Ayoub Riche, participaram de um fórum apoiado pelo Consórcio de Universidades Mexicanas (CUMex) sobre os direitos das pessoas de terceira idade. José Gutiérrez, reitor da Ujat, considerou que as instituições de ensino superior devem assumir um compromisso perante as dificuldades de pessoas com 60 anos ou mais. “Um fenômeno aparentemente silencioso que supõe um desafio que obriga que os países dimensionem o problema e respondam de maneira efetiva e oportuna”, declarou.

Carlos Levi ainda ressaltou, no decorrer da primeira assembleia geral do Grupo Regional Interdisciplinar de Estudos sobre o Envelhecimento (Griesen): “Neste fórum se deve praticar o debate que estimula o conhecimento, exercitando a discussão de ideias que ampliem a visão de mundo”. Na sessão temática, Cristina Riche explorou o tema “A defesa das mulheres idosas no Brasil”.